Análise da estratégia de pairs-trading em pares de ações ON e PN e em ações pertencentes ao mesmo grupo econômico no mercado brasileiro
Autores
Mamede, João
Orientador
Araujo, Michael Viriato
Co-orientadores
Citações na Scopus
Tipo de documento
Dissertação
Data
2018
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a performance da estratégia de pairs-trading no mercado financeiro brasileiro para diferentes pares de ações selecionados. A estratégia de pairs-trading consiste em identificar dois ativos que se movem juntos e montar uma posição comprada em um ativo financiada por uma posição vendida em outro ativo quando o preço destes divergem abruptamente, na expectativa de que os preços irão convergir no futuro. O estudo tem como foco analisar pares de ações de duas naturezas: (i) ações de classes diferentes pertencentes à mesma companhia (ações ordinárias e preferenciais); e (ii) ações de empresas pertencentes ao mesmo grupo econômico – empresa controlada e empresa controladora. A conclusão principal do exercício é que as estratégias de pairs-trading mostraram retornos positivos para o período analisado (2014-2017) no mercado brasileiro para os pares de ações selecionados, mesmo depois de inclusos custos de transação.
Palavras-chave
Pairs-trading; equity market; emerging markets, cointegration.; Pairs-trading; mercado de ações; mercados emergentes, cointegração.
Titulo de periódico
URL da fonte
Título de Livro
URL na Scopus
Idioma
Português