Análise da estratégia de pairs-trading em pares de ações ON e PN e em ações pertencentes ao mesmo grupo econômico no mercado brasileiro

Imagem de Miniatura

Autores

Mamede, João

Orientador

Araujo, Michael Viriato

Co-orientadores

Citações na Scopus

Tipo de documento

Dissertação

Data

2018

Unidades Organizacionais

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a performance da estratégia de pairs-trading no mercado financeiro brasileiro para diferentes pares de ações selecionados. A estratégia de pairs-trading consiste em identificar dois ativos que se movem juntos e montar uma posição comprada em um ativo financiada por uma posição vendida em outro ativo quando o preço destes divergem abruptamente, na expectativa de que os preços irão convergir no futuro. O estudo tem como foco analisar pares de ações de duas naturezas: (i) ações de classes diferentes pertencentes à mesma companhia (ações ordinárias e preferenciais); e (ii) ações de empresas pertencentes ao mesmo grupo econômico – empresa controlada e empresa controladora. A conclusão principal do exercício é que as estratégias de pairs-trading mostraram retornos positivos para o período analisado (2014-2017) no mercado brasileiro para os pares de ações selecionados, mesmo depois de inclusos custos de transação.

Palavras-chave

Pairs-trading; equity market; emerging markets, cointegration.; Pairs-trading; mercado de ações; mercados emergentes, cointegração.

Titulo de periódico

URL da fonte

Título de Livro

URL na Scopus

Idioma

Português

Notas

Membros da banca

Área do Conhecimento CNPQ

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por