Promovendo o desempenho educacional via melhorias na gestão escolar : o caso do Programa Jovem de Futuro

dc.contributor.authorRICARDO PAES DE BARROS
dc.contributor.authorLAURA MULLER MACHADO
dc.contributor.authorCarvalho, Mirela de
dc.contributor.authorFranco, Samuel
dc.contributor.authorGarcia, Beatriz Silva
dc.contributor.authorHenriques, Ricardo
dc.creatorCarvalho, Mirela de
dc.creatorFranco, Samuel
dc.creatorGarcia, Beatriz Silva
dc.creatorHenriques, Ricardo
dc.date.accessioned2024-10-02T20:39:46Z
dc.date.available2024-10-02T20:39:46Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractO desempenho educacional brasileiro é inquestionavelmente limitado, mesmo quando comparado ao de países com o mesmo gasto por estudante. Esse fraco desempenho decorre, em grande medida, de um uso inadequado dos recursos disponíveis. Diante do desafio, o Instituto Unibanco desenvolveu o Jovem de Futuro, programa voltado à melhoria da gestão escolar, adotado ao longo da última década por 3 mil escolas públicas de onze redes estaduais. Este estudo estima, por meio de um desenho experimental, o impacto desse programa sobre a proficiência dos estudantes ao final da 3a série do ensino médio. Os resultados encontrados indicam um impacto estatisticamente significativo de 10% de um desvio-padrão, robusto entre redes de ensino e ao longo do tempo. Impactos dessa magnitude estão em linha com os encontrados em avaliações similares realizadas internacionalmente e equivalem ao ganho em proficiência que um estudante alcança ao longo de um ano letivo do ensino médio. Esta avaliação demonstra que é possível desenhar e implementar programas capazes de transformar a gestão de escolas públicas e contribuir para o enfrentamento das graves deficiências educacionais do país.pt
dc.description.abstractEducational performance in Brazil is unquestionably limited, even when compared to countries with the same expenditure per student. This weak performance occurs, largely, to an inappropriate use of the available resources. In order to address this challenge, Instituto Unibanco developed Jovem de Futuro: a program focused on improving school management, adopted throughout the last decade by three thousand schools from eleven state school networks. This study estimates, through an experimental design, the impact of such Program on the proficiency of students at the end of 3rd grade of High School (which corresponds to the final grade of High School in Brazil). The results found show a statistically significant impact of 10% from a standard deviation, which is robust between the different teaching networks and throughout time. Impacts of this magnitude are aligned with the findings of similar evaluations carried out internationally and are equivalent to the gain in proficiency that a student reaches throughout one school year in High School. This evaluation demonstrates that it is possible to design and implement programs that can transform the management of public schools and contribute to facing the severe educational flaws in the countryen
dc.formatDigital
dc.format.extentp. 9-44
dc.identifier.doi10.38116/ppe51n3art1
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/7014
dc.language.isoPortuguês
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
dc.relation.ispartofPesquisa e Planejamento Econômico (PPE)
dc.subjectAvaliação de impacto experimentalpt
dc.subjectGestão escolarpt
dc.subjectDesempenho escolarpt
dc.subjectexperimental impact evaluationpt
dc.subjectschool managementpt
dc.subjectschool performancept
dc.titlePromovendo o desempenho educacional via melhorias na gestão escolar : o caso do Programa Jovem de Futuro
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
local.identifier.sourceUrihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11668
local.publisher.countryBrasil
local.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
local.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
local.typeArtigo Científico
publicationissue.issueNumber3
publicationvolume.volumeNumber51
relation.isAuthorOfPublicationdfaf7273-62c5-4194-b94c-8570fd22f630
relation.isAuthorOfPublicationdb391ead-a072-4314-ac75-a7505d9557ee
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverydfaf7273-62c5-4194-b94c-8570fd22f630
Arquivos
Pacote Original
Agora exibindo 1 - 2 de 2
N/D
Nome:
Artigo_Promovendo o desempenho educacional via_2021_TC.pdf
Tamanho:
678.65 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Primeira Pagina_Promovendo o desempenho educacional_2021.pdf
Tamanho:
26.8 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
236 B
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: