A influência do preço de referência na percepção de justiça dos consumidores

dc.contributor.advisorGIULIANA ISABELLA
dc.contributor.authorGoldstein, Liran
dc.coverage.spatialSão Paulopt_BR
dc.creatorGoldstein, Liran
dc.date.accessioned2019-04-26T23:09:09Z
dc.date.accessioned2021-09-13T02:27:37Z
dc.date.available2017
dc.date.available2019-04-26T23:09:09Z
dc.date.available2021-09-13T02:27:37Z
dc.date.issued2017
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractEste estudo foi realizado com base nas pesquisas de Kahneman, Knetch e Thaler (1990), que buscaram entender o preço considerado como justo, e os estudos de Liechenstein, Ridgeway e Netemeyer (1993), que afirmaram que a forma de apresentar o preço altera a sensitividade da percepção do consumidor. Por meio de um experimento, buscou-se avaliar o comportamento do consumidor, e o entendimento que ele possui em relação ao preço de um mesmo produto, quando exposto a diferentes preços de referência, e quando se oferecem descontos com apresentações diferentes (em percentual ou em valores monetários). De modo geral, verificou-se que o preço de referência dado tem influência na percepção do consumidor, ou seja, um consumidor que foi apresentado a um preço de referência maior, teve a percepção de que o mesmo produto possuía um valor justo maior. O estudo destes fatores apresentam resultados que a empresas e comerciantes que podem definir suas estratégias de maneira a utilizar o preço de referência a seu favor, e maximizar seus resultados.pt_BR
dc.description.otherThis study was executed based on researches made by Kahneman, Knetch and Thaler (1990), which seeks to understand the price fairness, and Liechenstein, Ridgeway and Netemeyer (1993), who stated how to present the price changes sensitivity of consumer perception. Thereby, one experiment was conducted, with an attempt to evaluate the consumer judgment in relation to the price of the same product, when exposed to different reference prices, and when the price is granted in different presentations forms (as a percentage and in monetary values). In general, it has been found that the given reference price has an influence on consumer perception, i.e. a consumer who was presented with a higher reference price, had a perception that the same product had a higher fair value. The study of these factors is presented to companies and businessman who can define their strategy of using reference prices in their favor, and maximizing their earnings.pt_BR
dc.format.extent20 f.pt_BR
dc.identifier.urihttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2073
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseTodos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.pt_BR
dc.subjectMarketing, preços, preço de referência, percepção de justiça, intenção de compra, apresentação de preços, promoção, consumidores.pt_BR
dc.titleA influência do preço de referência na percepção de justiça dos consumidorespt_BR
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberGIULIANA ISABELLA
local.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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