A relação entre proficiência e dispersão de idade na sala de aula: a influência do nível de qualificação do professor

dc.contributor.authorSERGIO PINHEIRO FIRPO
dc.contributor.authorMachado, Danielle Carusi
dc.contributor.authorGonzaga, Gustavo
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorMachado, Danielle Carusi
dc.creatorGonzaga, Gustavo
dc.date.accessioned2022-10-06T15:16:47Z
dc.date.available2022-10-06T15:16:47Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractEste artigo documenta a existência de uma relação negativa e significativa entre dispersão etária dentro das turmas e a proficiência individual em meio aos alunos do ensino básico, no Brasil. A ligação entre a defasagem idade-série da criança e a sua capacidade escolar é usualmente explicada por diversos fatores que influenciam o processo de formação educacional, já que tanto o descompasso idade-série de um aluno quanto a sua proficiência refletem dificuldades implícitas da vida da criança. Contudo, mostra-se neste texto que essa relação negativa entre dispersão etária das turmas/classes escolares e o aproveitamento individual pode ser mitigada pela presença de professores com altos níveis de certos atributos, tais como experiência de magistério e escolaridade. Este vínculo corrobora a hipótese de que quanto maior a dispersão de idade dentro da turma, as dificuldades de se implantar projetos comuns de aprendizado são mais expressivas, tendo em vista que há uma acentuada diversidade de interesses. Nestas condições, o papel do professor parece ser fundamental para minimizar o efeito negativo das diferenças sobre desempenho individual.pt_BR
dc.description.notesTexto Completopt_BR
dc.format.extentp. 419-445pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.issn2237-2091pt_BR
dc.identifier.issue3pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4150
dc.identifier.volume43pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisheripeapt_BR
dc.relation.ispartofPesquisa e Planejamento Econômicopt_BR
dc.relation.urihttps://ppe.ipea.gov.br/index.php/ppe/article/view/1481pt_BR
dc.rights.licenseO INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITORpt_BR
dc.subjecteducação infantilpt_BR
dc.subjectatraso escolarpt_BR
dc.subjectescolapt_BR
dc.titleA relação entre proficiência e dispersão de idade na sala de aula: a influência do nível de qualificação do professorpt_BR
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
local.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
local.typeArtigo Científicopt_BR
relation.isAuthorOfPublication1063735c-3cb1-4177-82ac-0d9814544887
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery1063735c-3cb1-4177-82ac-0d9814544887
Arquivos
Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
Artigo_2013_ RELAÇÃO ENTRE PROFICIÊNCIA E DISPERSÃO.pdf
Tamanho:
449.32 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
Artigo_2013_ RELAÇÃO ENTRE PROFICIÊNCIA E DISPERSÃO
Licença do Pacote
Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
282 B
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: