O comportamento de compra do individuo em contexto organizacional: o caso de seleção de viagens corporativas em empresas no Brasil

dc.contributor.advisorRamos, Carla Sofia Dias
dc.contributor.authorRocha, Leone Mateus Aguilar
dc.coverage.spatialS�o Paulopt_BR
dc.creatorRocha, Leone Mateus Aguilar
dc.date.accessioned2021-09-13T03:13:49Z
dc.date.accessioned2016-05-06T14:09:14Z
dc.date.available2021-09-13T03:13:49Z
dc.date.available2015
dc.date.available2016-05-06T14:09:14Z
dc.date.issued2015
dc.date.submitted2015
dc.description.abstractO deslocamento dos funcionários nas organizações brasileiras além de suas localidades-base tem se tornado cada vez mais frequente diante do crescimento econômico do país e da maior expansão regional e internacionalização das corporações nos últimos 10 anos. Por outro lado, a carência da infraestrutura nacional e o descasamento da relação “oferta versus demanda” por serviços relacionados ao turismo vêm provocando uma elevação significativa dos custos da viagem a negócios, fazendo com que as empresas adotem medidas para otimizar os seus recursos com a maior assertividade possível. As empresas tendem assim a implementar procedimentos e controles internos aos seus funcionários (por exemplo, via políticas de viagens), que se refletem em um maior ou menor grau de liberdade ao indivíduo durante o processo de decisão de compra das viagens. Espera-se que mediante um dado grau de liberdade dado ao indivíduo nesse processo, e considerando contingentes variados, a natureza do comportamento de compra do indivíduo oscile, podendo agir predominantemente em função dos interesses próprios ou em função dos interesses da empresa. Espera-se assim também diferentes resultados para a empresa quanto às despesas com viagens corporativas. Esta dissertação tem por base uma pesquisa de natureza exploratória e explicativa, de metodologia mista de design comparativo (i.e. QCA). O objetivo reside em compreender o comportamento de compra do indivíduo em um contexto organizacional no qual a política de viagens da empresa concede ou não certo grau de liberdade de escolha dos serviços de transporte aéreo. Estuda-se assim sob que condições é que o indivíduo terá ou não um comportamento com maior tendência a preferências individuais. Consideram-se fatores diversos, tais como os programas de fidelidade, a qualidade de serviço das companhias aéreas ou os incentivos oferecidos pela organização ao funcionário que podem afetar a sua escolha. Pretende-se desta forma compreender como é que o nível de despesas das empresas com viagens a negócios é afetado, resultado de um conjunto de condições associadas ao grau de liberdade de escolha delegada ao indivíduo e aos fatores mencionados. Com isso, o trabalho indica direções dos elementos que condicionam a decisão de compra individual e as associadas despesas com viagens das empresas. Proporciona-se desta forma aos gestores um conhecimento útil quando da elaboração de políticas internas de viagem para um melhor aproveitamento dos recursos financeiros e satisfação e segurança dos seus funcionários.pt_BR
dc.format.extent67 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1335
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMpt_BR
dc.subjectComportamento do compra do indivíduopt_BR
dc.subjectContexto organizacionalpt_BR
dc.subjectÉtica organizacionalpt_BR
dc.subjectFidelização de clientespt_BR
dc.subjectViagens corporativaspt_BR
dc.subjectCompanhias aéreaspt_BR
dc.subjectIndividual purchase behaviorpt_BR
dc.subjectOrganizational contextpt_BR
dc.subjectOrganizational ethicspt_BR
dc.subjectCustomer loyaltypt_BR
dc.subjectCorporate travelpt_BR
dc.subjectAirlinespt_BR
dc.titleO comportamento de compra do individuo em contexto organizacional: o caso de seleção de viagens corporativas em empresas no Brasilpt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberSERGIO GIOVANETTI LAZZARINI
local.contributor.boardmemberSaes, Maria Sylvia Macchione
local.typeDissertaçãopt_BR
relation.isBoardMemberOfPublication4ee022f9-7466-405d-ae1a-6b1e33f611e8
relation.isBoardMemberOfPublication.latestForDiscovery4ee022f9-7466-405d-ae1a-6b1e33f611e8
Arquivos
Pacote Original
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Leone Mateus Aguilar Rocha_Trabalho.pdf
Tamanho:
1 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
TEXTO COMPLETO
N/D
Nome:
Leone Mateus Aguilar Rocha_AutorizacaoAluno.pdf
Tamanho:
462.6 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
INDISPONÍVEL - AUTORIZAÇÃO ALUNO
Licença do Pacote
Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Plain Text
Descrição: