Salário mínimo ou educação: qual o principal determinante da queda da desigualdade de renda no Brasil entre 2002 e 2013?

Imagem de Miniatura

Autores

Matavelli, Ieda Rodrigues

Co-orientadores

Citações na Scopus

Tipo de documento

Trabalho de Conclusão de Curso

Data

2015

Unidades Organizacionais

Resumo

O Brasil figura entre as maiores economias do mundo, apesar de possuir uma alarmante desigualdade de renda. Porém, nos últimos anos, verificou-se um declínio considerável nessa desigualdade. Com a estabilização econômica alcançada após o plano real, o mercado de trabalho brasileiro passou por uma série de reajustes, destacando-se o acelerado avanço real do salário mínimo. Além disso, observou-se um aumento da escolaridade média do brasileiro, que passou de 6,3 anos de estudo em 2002 para 7,8 anos em 2012. Com base nisso, este estudo visa avaliar, por meio de uma análise contrafactual simples, qual foi o principal determinante da queda da desigualdade salarial no período entre 2002 e 2013: o aumento do salário mínimo ou da escolaridade. Este trabalho conclui que o avanço da educação foi o principal responsável pela redução da desigualdade no período, mas que o aumento do salário mínimo também contribuiu para essa queda.

Palavras-chave

Desigualdade de renda; Análise contrafactual; Salário mínimo; Educação; Income inequality; Counterfactual analysis; Minimum wage; Education

Titulo de periódico

URL da fonte

Título de Livro

URL na Scopus

Idioma

Português

Notas

Membros da banca

Madalozzo, Regina Carla
Moita, Rodrigo Menon Simões

Área do Conhecimento CNPQ

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por