O impacto de novos entrantes sobre o desempenho da GOPRO INC.

Imagem de Miniatura

Autores

Pinto, André Augusto Cubas

Co-orientadores

Citações na Scopus

Tipo de documento

Trabalho de Conclusão de Curso

Data

2017

Unidades Organizacionais

Resumo

O estudo objetivou avaliar o efeito da entrada de novos concorrentes sobre os negócios da empresa GoPro e como esses efeitos podem variar de acordo com as características dos principais entrantes e possíveis concorrentes. Para tanto, foi utilizada a metodologia de Estudo de Evento: Retorno Anormal (AR) e Retorno Anormal Acumulado (CAR). O resultado encontrado corroborou a existente do diferencial de impacto entre novos entrantes no desempenho da empresa. Assim, tornou-se relevante levantar a hipótese quanto à causalidade por trás da diferença de magnitude dos efeitos dos novos entrantes, devido à proximidade de espaço de produto entre as empresas entrantes e a incumbente; e a capacidade dos novos concorrentes em gerar externalidades de rede - que em um primeiro momento pertençam a um caso específico, mas que poderão ser extrapolados a diferentes setores da economia. A presente pesquisa pretende servir de literatura base para futuros trabalhos.

Palavras-chave

Entrante; Desemprenho; Externalidade de Rede; Espaço de Produto; GoPro; Estudo de Evento; Hipótese; New Player; Network Externalities; Product Space; Event Study; Hypothesis

Titulo de periódico

URL da fonte

Título de Livro

URL na Scopus

Sinopse

Objetivos de aprendizagem

Idioma

Português

Notas

Área do Conhecimento CNPQ

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por