Alocação ótima de recursos entre ensinos fundamental, médio e superior no Brasil

dc.contributor.advisorNAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
dc.contributor.authorVeloni, Renato Preyer
dc.coverage.spatialSão Paulopt_BR
dc.creatorVeloni, Renato Preyer
dc.date.accessioned2021-09-13T03:16:46Z
dc.date.accessioned2015-10-22T21:36:33Z
dc.date.available2021-09-13T03:16:46Z
dc.date.available2015-10-22T21:36:33Z
dc.date.issued2008
dc.description.abstractA dissertação desenvolve, por meio de técnicas econométricas, um modelo para investigar a alocação de recursos entre os diferentes níveis de ensino e seus efeitos sobre o crescimento futuro dos estados brasileiros, levando em conta seus diferentes níveis de desenvolvimento tecnológico. Para isso, é utilizada uma amostra com dados em painel contendo informações dos estados brasileiros ao longo dos anos. Os resultados dos estudos anteriores a este são discutidos, bem como suas metodologias e problemas econométricos, onde se pretende explicar porque alguns deles não obtêm êxito ao relacionar educação e crescimento econômico. O resultado do modelo estimado aqui confirma a hipótese de que o investimento em educação superior é substancialmente mais efetivo em acelerar o crescimento de estados próximos à fronteira tecnológica, sendo possível concluir também que, em geral, os estados brasileiros menos desenvolvidos tecnologicamente deveriam alocar maior volume de seus recursos no ensino fundamental e médio.pt_BR
dc.description.otherThis dissertation uses econometric techniques to estimate a model to investigate the resource allocation across different educational levels and its association with subsequent economic growth of the Brazilian States, considering their distance from the technological frontier. It uses a panel data sample following the States over the years. The findings from previous studies are discussed as their methodologies and econometric problems, in an attempt to explain the reason why some of them were not successful in relating schooling and economic growth. The model estimated here confirms the hypothesis that investments on higher education are growth-enhancing only for the States closer to the technological frontier. Therefore, the less developed Brazilian States should allocate a higher portion of their investment on elementary and secondary education.pt_BR
dc.format.extent39 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1041
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCrescimento econômicopt_BR
dc.subjectAlocação de recursospt_BR
dc.subjectFronteira tecnológicapt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectEconomic growthpt_BR
dc.subjectResources allocationpt_BR
dc.subjectTechnological frontierpt_BR
dc.titleAlocação ótima de recursos entre ensinos fundamental, médio e superior no Brasilpt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberGomes, Fabio Augusto Reis
local.contributor.boardmemberSouza, Eduardo Correa De
local.typeDissertaçãopt_BR
relation.isAdvisorOfPublicationf6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscoveryf6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97
Arquivos
Pacote Original
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Renato Preyer Veloni_Trabalho.PDF
Tamanho:
324.51 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
TEXTO COMPLETO
N/D
Nome:
Renato Preyer Veloni_AutorizacaoAluno.pdf
Tamanho:
434.29 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
INDISPONÍVEL - AUTORIZAÇÃO ALUNO
Licença do Pacote
Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Plain Text
Descrição: