Alocação ótima de recursos entre ensinos fundamental, médio e superior no Brasil
Autores
Veloni, Renato Preyer
Orientador
Co-orientadores
Citações na Scopus
Tipo de documento
Dissertação
Data
2008
Resumo
A dissertação desenvolve, por meio de técnicas econométricas, um modelo para investigar a alocação de recursos entre os diferentes níveis de ensino e seus efeitos sobre o crescimento futuro dos estados brasileiros, levando em conta seus diferentes níveis de desenvolvimento tecnológico. Para isso, é utilizada uma amostra com dados em painel contendo informações dos estados brasileiros ao longo dos anos. Os resultados dos estudos anteriores a este são discutidos, bem como suas metodologias e problemas econométricos, onde se pretende explicar porque alguns deles não obtêm êxito ao relacionar educação e crescimento econômico. O resultado do modelo estimado aqui confirma a hipótese de que o investimento em educação superior é substancialmente mais efetivo em acelerar o crescimento de estados próximos à fronteira tecnológica, sendo possível concluir também que, em geral, os estados brasileiros menos desenvolvidos tecnologicamente deveriam alocar maior volume de seus recursos no ensino fundamental e médio.
Palavras-chave
Educação; Crescimento econômico; Alocação de recursos; Fronteira tecnológica; Education; Economic growth; Resources allocation; Technological frontier
Titulo de periódico
URL da fonte
Título de Livro
URL na Scopus
Sinopse
Objetivos de aprendizagem
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Gomes, Fabio Augusto Reis
Souza, Eduardo Correa De