Alocação ótima de recursos entre ensinos fundamental, médio e superior no Brasil

Imagem de Miniatura

Autores

Veloni, Renato Preyer

Co-orientadores

Citações na Scopus

Tipo de documento

Dissertação

Data

2008

Unidades Organizacionais

Resumo

A dissertação desenvolve, por meio de técnicas econométricas, um modelo para investigar a alocação de recursos entre os diferentes níveis de ensino e seus efeitos sobre o crescimento futuro dos estados brasileiros, levando em conta seus diferentes níveis de desenvolvimento tecnológico. Para isso, é utilizada uma amostra com dados em painel contendo informações dos estados brasileiros ao longo dos anos. Os resultados dos estudos anteriores a este são discutidos, bem como suas metodologias e problemas econométricos, onde se pretende explicar porque alguns deles não obtêm êxito ao relacionar educação e crescimento econômico. O resultado do modelo estimado aqui confirma a hipótese de que o investimento em educação superior é substancialmente mais efetivo em acelerar o crescimento de estados próximos à fronteira tecnológica, sendo possível concluir também que, em geral, os estados brasileiros menos desenvolvidos tecnologicamente deveriam alocar maior volume de seus recursos no ensino fundamental e médio.

Palavras-chave

Educação; Crescimento econômico; Alocação de recursos; Fronteira tecnológica; Education; Economic growth; Resources allocation; Technological frontier

Titulo de periódico

URL da fonte

Título de Livro

URL na Scopus

Idioma

Português

Notas

Membros da banca

Gomes, Fabio Augusto Reis
Souza, Eduardo Correa De

Área do Conhecimento CNPQ

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por