O sentimento do consumidor pode determinar o crescimento da economia?

dc.contributor.advisorRINALDO ARTES
dc.contributor.authorBarbosa, Rafael Macedo De Freitas
dc.coverage.spatialSão Paulo, SPpt_BR
dc.creatorBarbosa, Rafael Macedo De Freitas
dc.date.accessioned2021-09-13T03:20:58Z
dc.date.accessioned2021-04-18T00:17:51Z
dc.date.available2021-09-13T03:20:58Z
dc.date.available2019
dc.date.available2021-04-18T00:17:51Z
dc.date.issued2019
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractEste trabalho tem o objetivo de avaliar se o índice de confiança do consumidor é um bom indicador antecedente da atividade econômica. Através de modelos vetor autorregressivo (VAR), vetor de correção de erros (VEC) e testes de causalidade de Granger é feita uma estimativa empírica da relação causal entre o índice de confiança do consumidor e indicadores de atividade econômica. Em seguida, através da análise do indicador de impulso-resposta, estima-se o efeito temporal que um choque no índice de confiança do consumidor causa na atividade econômica.pt_BR
dc.description.otherThis paper aims to assess whether the consumer confidence index is a good leading indicator of economic activity. Through vector autoregression models (VAR), vector error correction (VEC) and Granger causality tests make an empirical assessment of the causal relationship between the consumer confidence index and economic activity indicators. Then, by analyzing the impulse response indicator, estimate the time effect that a shock to consumer confidence index causes on economic activity.pt_BR
dc.format.extent71 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2774
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.pt_BR
dc.subjecttime series, vector autoregression, vector error correction, Granger causality, impulse response.pt_BR
dc.subjectséries temporais, vetor autorregressivo, vetor de correção de erros, causalidade de Granger, impulso-resposta.pt_BR
dc.titleO sentimento do consumidor pode determinar o crescimento da economia?pt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberGUSTAVO MONTEIRO DE ATHAYDE
local.contributor.boardmemberAlencar, Airlane Pereira
local.typeDissertaçãopt_BR
relation.isAdvisorOfPublication8b791c94-f3e5-4e04-af26-594195a8f576
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