Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1604
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Análise de indicadores técnicos para tomada de decisão no mercado de ações
Authors: Chaves, João Pedro Brandão Quinderé
Examination board: Caetano, Marco Antônio Leonel
Advisor: Monteiro, Rogério da Costa
Publication Date: 2017
Original Abstract: Este estudo teve por objetivo realizar uma avaliação da utilização de diversos indicadores técnicos – tais como MACD, IFR e Bandas de Bollinger – na tomada de decisão de compra e venda de ações no mercado financeiro. O estudo propôs simular um agente no mercado que acataria as ordens dadas pelos indicadores para se comprar ou vender ações, buscando comprovar a teoria de eficiência do mercado. Para tanto, a realização dos testes fez uso de uma série temporal contendo os preços de fechamento das ações que compõem o índice Bovespa para o período de 2016. De forma a comparar a eficiência destes indicadores, fez-se uma comparação um agente “ingênuo” no mercado, em que este permaneceu com os ativos do primeiro dia útil até o último dia do mercado em 2016. No final do experimento, foi possível comprovar que uma estratégia ativa utilizando os indicadores não se mostrou mais eficiente do que uma gestão passiva, sugerindo, portanto, a validação da teoria de eficiência do mercado em um contexto brasileiro.
Keywords in original language : Análise técnica
Mercado de ações
BM&F Bovespa
Technical analysis
Stock market
Abstract: The present study evaluated the efficacy of the usage of several technical indicators (such as MACD, IFR and Bollinger’s Bands) as a tool to support capital allocation decisions in the Brazilian financial markets. For this purpose, it was compared the portfolio performance of two distinct fictional agents – a “technical” and a “naïve” one – whom the first would execute orders according to the indicators signal and the latter would remain with the same portfolio during 2016. The experiment used a dataset containing the closing price of all stocks present in the Bovespa index during 2016 to calculate both portfolios performance. By the end of the test, the results showed that for 2016, an active strategy hadn't outperformed the passive strategy, suggesting thus the validity of the efficient market theory in a Brazilian context.
Language: Português
Copyright: Todos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.
Appears in Collections:Graduação em Economia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
João Pedro Brandão Quinderé Chaves_Trabalho.pdfTEXTO COMPLETO1.05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
João Pedro Brandão Quinderé Chaves_Autorizacao.pdfINDISPONÍVEL - AUTORIZAÇÃO ALUNO762.07 kBAdobe PDFView/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.