Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1760
Type: Dissertação
Title: Efeitos do financiamento federal aos estudantes no acesso e na qualidade do ensino superior no Brasil.
Authors: Machado, Inaê Piconi
Examination board: Arvato, Paulo
Haddad, Fernando
Advisor: Lazzarini, Sérgio Giovanetti
Publication Date: 2017
Original Abstract: Este estudo investiga a evolução dos papéis do setor público e privado no sistema de educação superior do Brasil, com foco no efeito de mecanismos de financiamento público do estudo de alunos em escolas privadas. Foram utilizados dados para o painel de 2010 a 2014 para examinar o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), envolvendo 1.120 escolas, 18 cursos e 5 macrorregiões geográficos. Examinam-se os efeitos do fundo em três variáveis distintas: número de alunos matriculados, percentual de estudantes matriculados vindos do ensino médio público e nota Conceito ENADE. Os resultados indicam que as instituições de ensino com fins lucrativos contribuem em certa medida para o objetivo do governo de aumentar as oportunidades de educação superior, tendo como foco as populações desfavorecidas. Porém, como consequência desse aumento, notamos um menor desempenho dos alunos no ensino superior, refletida nas menores notas do ENADE. Logo, o estudo contribui para o debate entre o papel relativo de investimentos públicos e privados em variáveis de interesse econômico e social.
Keywords in original language : Contratos incompletos
Problema agente-principal
Fundo financiamento estudantil (FIES)
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
Ensino superior privado no Brasil
Abstract: This study investigates the progress of public and private sectors' roles in the higher education system in Brazil, focusing on the effect of public financing mechanisms for the study of students in private schools. Data from the panel 2010 to 2014 was used to study the Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), involving 1,120 schools, 18 courses and 5 geographical macroregions. The effects of the FIES are examined in three different variables: number of students enrolled, percentage of students enrolled from public high school and ENADE. The results indicate that for-profit educational institutions contribute to some extent to the government's goal of increasing opportunities for higher education, focusing on disadvantaged populations. However, as a consequence of this increase, we noticed a lower performance of students in higher education, reflected in the lower grades of ENADE. Therefore, the study contributes to debate between the relative role of public and private investments in variables of economic and social interest.
Language: Português
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
INAÊ PICONI MACHADO_Trabalho.pdfTEXTO COMPLETO910.92 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.