Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2125
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Bolsa Família e a suposta distorção na escolha ocupacional: o efeito do programa Bolsa Família sobre a escolha ocupacional dos indivíduos difere quando comparamos a região Nordeste e Sudeste?
Authors: Abreu, Thiago Cibantos Nabuco de
Examination board: Santos, Marcelo Rodrigues dos
Advisor: Santos, Marcelo Rodrigues dos
Publication Date: 2018
Original Abstract: Esse trabalho acadêmico tem como objetivo entender em que medida o Programa Bolsa Família afeta a escolha ocupacional dos beneficiários do programa no sentido de optarem entre os setores formal e informal do mercado de trabalho. Segundo Gruber (2012) programas como o Bolsa Família levam os indivíduos a se tornarem mais propensos a escolher o mercado informal devido aos critérios para se auferir aos benefícios do mesmo. Para isso, será utilizado um modelo de regressão descontínua, de maneira a explorar a descontinuidade presente na regra de elegibilidade do programa, focando-se nas diferenças entre os Estados do Nordeste e Sudeste do Brasil. No caso essa descontinuidade se dá na idade limite do filho mais novo das famílias que recebem os benefícios do programa. Ao final, verificamos que a participação no programa não tem influência na escolha ocupacional, nem em Estados da região Sudeste, nem em Estados da região Nordeste.
Keywords in original language : Programa Bolsa Família, Mercado de trabalho, Trabalho informal.
Language: Português
Copyright: Todos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.
Appears in Collections:Graduação em Economia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THIAGO CIBANTOS NABUCO DE ABREU_TCCII.pdf480.11 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
THIAGO CIBANTOS NABUCO DE ABREU_Autorizacao.pdfINDISPONÍVEL - AUTORIZAÇÃO ALUNO1.26 MBAdobe PDFView/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.