Aplicação de teoria dos jogos ao poker visando vantagem competitiva

Carregando...
Imagem de Miniatura
Orientador
Pieri, Renan Gomes de
Co-orientadores
Citações na Scopus
Tipo de documento
Trabalho de Conclusão de Curso
Data
2018
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
A comunidade de jogadores de poker que jogam a dinheiro real cresce em um ritmo acelerado no Brasil e no mundo. Há milhares de pessoas que dedicam um enorme tempo a fim de se tornarem melhores jogadores. Há diversos caminhos diferentes para esse fim. Este estudo tem como objetivo destrinchar o papel que a teoria dos jogos tem no poker, revelando como é possível encontrar estratégias invencíveis em jogos mais simples semelhantes ao poker. A motivação é utilizar teoria dos jogos como um meio para adquirir maior vantagem sobre os oponentes. Ele também mostra como e por quê tal conhecimento é bastante cru à grande maioria dos jogadores e indica possíveis caminhos a quem se dispor ao enorme desafio de dominar o jogo por uma ótica mais teórica. A linha de raciocínio do estudo segue a compreensão do tema a partir da literatura existente. Em seguida, o autor cria toy-games mais elaborados que mostram a melhor forma de jogar em um contexto próximo ao poker. Na metodologia, o estudo revela uma conclusão contra intuitiva de como deve ser o processo de raciocínio de um jogador que visa maximizar seu lucro. Também foi realizado um questionário com onze jogadores reais de poker a dinheiro de diversos níveis a fim de saber se possuem conhecimento sobre o tema e como enxergam seu processo de decisões. Na conclusão, entende-se que o maior motivo de subestimarem tal conhecimento é por sua difícil aplicação ao poker. Ao final há algumas indicações do caminho que um jogador pode trilhar para se aproximar a uma inteligência artificial e ser bastante superior aos seus oponentes.

Titulo de periódico
URL da fonte
Título de Livro
URL na Scopus
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Pieri, Renan Gomes de
Área do Conhecimento CNPQ
Citação