Modelo de três fatores de fama e french para precificação de ativos: uma abordagem para o mercado acionário brasileiro

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Autores

Viegas, Pedro Sturm

Orientador

Brito, Ricardo Dias De Oliveira

Co-orientadores

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Tipo de documento

Dissertação

Data

2016

Unidades Organizacionais

Resumo

Este trabalho tem como objetivo a avaliação do Modelo de três fatores de Fama French para previsão dos retornos dos ativos para o mercado acionário brasileiro de 1998 até 2016. A diferença principal deste modelo para o CAPM é a adição de dois fatores: (i) diferença do retorno do portfolio de ações com tamanho pequeno contra o retorno do portfolio de ações com tamanho grande (SMB – small minus big) e (ii) diferença do retorno do portfolio das ações com alto índice de valor contábil / valor de mercado contra portfolio de ações com baixo índice de valor contábil / valor de mercado (HML – high minus low). Foram levantados os dados de rentabilidade, valor de mercado e valor contábil / valor de mercado da maioria das empresas na Bolsa de Valores de São Paulo e estas ações foram divididas em portfolios de acordo com suas características. Estes dados são usados em diversas regressões onde são encontrados os parâmetros do modelo. Testes estatísticos foram feitos para avaliar a robustez dos resultados. Como conclusão, o modelo teve a maioria dos seus estimadores significantes, porém o intercepto também teve seu valor não desprezível, o que mostra um retorno adicional ao portfólio sem nenhum fator de risco relacionado. Com intuito de melhorar a desempenho do modelo foi adicionado o fator de risco Momentum no mesmo e os portfolios foram reavaliados, e mais uma vez o intercepto foi significante e o estimador relativo a este novo fator se mostrou irrelevante para a maioria das carteiras estudadas.

Palavras-chave

Modelo de três fatores de Fama e French, CAPM, Momentum

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Sinopse

Objetivos de aprendizagem

Idioma

Português

Notas

Membros da banca

Araujo, Michael Viriato
Marçal, Emerson Fernandes

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