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Type: Dissertação
Title: Impacto da ancoragem de preço, framing e contexto na tomada de decisão e suas implicações na formação de preço de ativos
Authors: Macchia, Fábio
Examination board: Perez, Adriana Azevedo Hernandes
Canedo, Maurício Pinheiro
Advisor: Villani Junior, Adhemar
Publication Date: 2019
Original Abstract: A economia comportamental é uma vertente do estudo econômico que busca em parte de seu escopo estudar os efeitos do comportamento humano e seus impactos na racionalidade da tomada de decisão. O seu entendimento é de suma importância pois altera a maneira como as pessoas se comportam, decisões são tomadas e empresas atuam. Nesse contexto, alguns vieses comportamentais podem surgir por meio de técnicas de ancoragem, framing (enquadramento) e contexto (situacional). Este trabalhou buscou entender estes impactos e suas aplicações na formação de preços de ativo por meio de experimentos laboratoriais. Concluiu-se que estes efeitos têm maiores impactos em produtos novos ou de baixo conhecimento pelos consumidores e que o quanto mais forte e persistentes forem estas estratégias maior a probabilidade de gerarem impacto positivo em vendas, e/ou otimização de preço e fidelização de consumidores. Os resultados dos experimentos foram relacionados a casos de sucesso de grandes empresas como Walmart e Samsung e, assim, percebe-se que economia comportamental é uma esfera adicional de apreciação das empresas em conjunto e / ou adicionalmente às suas estratégias de preço, canal, promoção e produto dado as tendências de consumo segmentado / especializado e menor tempo disponível dos consumidores para tomada de decisão na sociedade atual.
Keywords in original language : ancoragem, enquadramento, contexto, tomada de decisão, viés preço, volume, racionalidade, estratégia e economia comportamental.
Abstract: Behavioral economics is a strand of economic study that seeks in part to study the effects of human behavior and their impacts on the rationality of decision making. Its understanding is of the utmost importance as it alters the way people behave, decisions are made and companies act. In this context, some behavioral biases may arise through anchoring, framing and context (situational) techniques. This paper sought to understand these impacts and their applications in asset pricing through laboratory experiments. It has concluded that these effects have greater impacts on new or low-knowledge products by consumers and that the stronger and more persistent these strategies are, the more likely they are to have a positive impact on sales, and/or price optimization and customer loyalty. The results of the experiments were related to success stories of large companies such as Walmart and Samsung and it has suggested that behavioral economics is an additional sphere of company strategy and appreciation in addition to their pricing, channel, promotion and product, especially given current segmented / specialized consumer trends and reduced consumer time available for decision making in today's society.
Language: Português
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Economia

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