Impacto da ancoragem de preço, framing e contexto na tomada de decisão e suas implicações na formação de preço de ativos

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Autores

Macchia, Fábio

Co-orientadores

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Tipo de documento

Dissertação

Data

2019

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Resumo

A economia comportamental é uma vertente do estudo econômico que busca em parte de seu escopo estudar os efeitos do comportamento humano e seus impactos na racionalidade da tomada de decisão. O seu entendimento é de suma importância pois altera a maneira como as pessoas se comportam, decisões são tomadas e empresas atuam. Nesse contexto, alguns vieses comportamentais podem surgir por meio de técnicas de ancoragem, framing (enquadramento) e contexto (situacional). Este trabalhou buscou entender estes impactos e suas aplicações na formação de preços de ativo por meio de experimentos laboratoriais. Concluiu-se que estes efeitos têm maiores impactos em produtos novos ou de baixo conhecimento pelos consumidores e que o quanto mais forte e persistentes forem estas estratégias maior a probabilidade de gerarem impacto positivo em vendas, e/ou otimização de preço e fidelização de consumidores. Os resultados dos experimentos foram relacionados a casos de sucesso de grandes empresas como Walmart e Samsung e, assim, percebe-se que economia comportamental é uma esfera adicional de apreciação das empresas em conjunto e / ou adicionalmente às suas estratégias de preço, canal, promoção e produto dado as tendências de consumo segmentado / especializado e menor tempo disponível dos consumidores para tomada de decisão na sociedade atual.

Palavras-chave

ancoragem, enquadramento, contexto, tomada de decisão, viés preço, volume, racionalidade, estratégia e economia comportamental.

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Idioma

Português

Notas

Membros da banca

Perez, Adriana Azevedo Hernandes
Canedo, Maurício Pinheiro

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