Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3729
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Quais são os principais fatores que garantem o sucesso de um IPO de uma empresa brasileira?
Author: London, Lucas Ciccarino de Lacerda
Examination board: Lyrio, Marco Túlio Pereira
Advisor: Araujo, Michael Viriato
Academic degree: Graduação
Publication Date: 2019
Original Abstract: O mercado capitais brasileiro apresentou forte crescimento a partir do século 21. Nesse contexto, viu-se um aumento no número de IPOs que foi condicionado a diversos fatores, que são incorporados por emissores, bancos de investimento e investidores. O objetivo desse estudo, então, é definir quais seriam os fatores que proporcionam o sucesso de um IPO de uma empresa brasileira, caracterizado pela performance positiva da ação no aftermarket. Alguns dos “motores” a serem considerados estão relacionados a fatores intrínsecos a decisão da companhia em fazer o IPO, tal como momento de resultados e estrutura de capital. Ao mesmo tempo, analisa-se fatores extrínsecos, como os relacionados ao processo de execução do IPO, as condições de mercado e ao nível de precificação da oferta. Através dos dados de 173 IPOs no Brasil e um modelo de MQO foram definidos os principais fatores impactantes sobre a variável resposta – a performance de uma semana da ação após o IPO - e condicionantes para o sucesso de uma oferta de ações, sendo eles: o tamanho da companhia, a idade da companhia, ser uma empresa pública ou privada, nível de alavancagem, a performance do Ibovespa e o nível de precificação da oferta.
Keywords in original language : IPO
Sucesso
Aftermarket
Performance
Fatores
Estrutura de capital
Uso dos recursos
Execução
Condições de mercado e precificação
Modelo de MQO
Abstract: The Brazilian capital markets presented a strong growth since 21st century. In this context, it was seen an increase in the number of IPOs, which was conditioned by many factors, incorporated by issuers, investment banks and investors. The aim of this study is to define which are the main factors that provide the success for a Brazilian company IPO, characterized by the positive stock performance in the aftermarket. Some drivers to be considered are related to the company IPO decision intrinsic factors, such as the results momentum, capital structure and use of proceeds. At the same time, it is analyzed the extrinsic factors, such as the ones related to IPO execution process, market conditions and offering price level. Through the data of 173 IPOs in Brazil and an OLS model it was defined the main relevant factors that affect the dependent variable – one-week aftermarket performance – and therefore influence the success of a Brazilian company IPO, which are: size and age of the company, public or private company, leverage level, Ibovespa's performance and the offer price level.
Keywords (english terms): IPO
Success
Aftermarket
Factors
Capital structure
Use of proceeds
Execution
Market conditions and pricing
OLS model
Language: Português
Copyright: TODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.
Appears in Collections:Graduação em Economia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCAS CICCARINO DE LACERDA LONDON - Trabalho.pdfLUCAS CICCARINO DE LACERDA LONDON - Trabalho882.21 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
LUCAS CICCARINO DE LACERDA LONDON - Termo de autorização.pdfLUCAS CICCARINO DE LACERDA LONDON - Termo de autorização876.47 kBAdobe PDFView/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.