O impacto das fintechs no preço das ações de bancos de varejo
Autores
Groff, Gustavo Fabricio
Orientador
Rocha, Ricardo Humberto
Co-orientadores
Citações na Scopus
Tipo de documento
Trabalho de Conclusão de Curso
Data
2019
Resumo
Este estudo busca analisar o impacto das fintechs brasileiras, startups
financeiras que tem a inovação e tecnologia como principais ferramentas para
otimizar serviços ao consumidor, no preço das ações de grandes bancos de
varejo brasileiros. Nos últimos anos se observou e ainda se observa um
crescimento exponencial do valor de mercado dessas empresas que, por sua
vez, ameaçam a posição competitiva de entidades já consolidadas, indicando
que o consumidor valoriza e prefere cada vez mais serviços que ofereçam custo
menor e maior praticidade. Nesse sentido, foi feito o uso do CAPM (Capital Asset
Pricing Model) de 5 fatores, adaptado e estendido por Fama e French com
estimação de dados em painel, para medir o impacto de uma variável adicional
atrelada a fintechs no retorno esperado dos papeis de bancos de varejo
incumbentes listados na bolsa brasileira. Como resultado, ao contrário do que se
esperava, observou-se uma relação positiva entre o aumento de investimentos
em fintechs com o retorno de grandes bancos de varejo, potencialmente
sugerindo um efeito de complementariedade (e não disruptivo). No entanto, dada
a baixa significância dos resultados obtidos, quaisquer conclusões e inferências
para a amostra utilizada acerca do tema proposto tornam-se, também,
insignificantes.
Palavras-chave
Fintechs; Mercado Financeiro; Ações; Retornos; Bancos; Desrupção; Startups; Innovation
Titulo de periódico
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Título de Livro
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Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Pagano, Leonardo
Área do Conhecimento CNPQ
Ciências Sociais Aplicadas