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https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4135
Tipo de Documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O desenvolvimento de competências comportamentais de profissionais da gestão pública brasileira |
Autor: | Fior, Gisele |
Banca examinadora: | Mori, Cristina Kiomi |
Orientador: | Marques, André Luiz |
Nível da titulação acadêmica: | Especialização (Lato sensu) |
Data da publicação: | 2022 |
Resumo no idioma original: | As competências comportamentais podem ser consideradas especialmente importantes para o desenvolvimento de atuais e futuras lideranças que valorizem e fomentem uma força de trabalho cada vez mais diversa e multidisciplinar. No entanto, apesar de ser um tema cada vez mais presente nas relações profissionais e há muito discutido nas práticas do setor privado, nota-se que pouca atenção é dada para o desenvolvimento das competências socioemocionais e interpessoais no setor público brasileiro. Este trabalho focou em analisar a situação atual do desenvolvimento de competências socioemocionais e interpessoais no setor público. Para isto, foi utilizada uma análise PESTEL, mapeando diferentes riscos e oportunidades do cenário atual para a incorporação destas práticas no setor público, tal como a atuação de advocacy por Organizações da Sociedade Civil e, mudanças constantes de liderança. Além disso, foi realizada uma análise da influência e interesse dos principais stakeholders interagindo com este desafio. São apresentadas as iniciativas selecionadas em três países: Nova Zelândia, Suíça e Estados Unidos. Através de uma análise comparativa optou-se por apresentar em uma matriz SWOT fonte (Quadro 3) três possíveis eixos de soluções que alavancam o processo de desenvolvimento das competências socioemocionais dos servidores públicos brasileiros: (i) em nível individual, (ii) em nível coletivo, e (iii) em nível organizacional. Sugere-se que estes componentes componham a solução a nível nacional. Também foram identificadas experiências brasileiras que já estão sendo implementadas nestes eixos e que merecem destaque. Sugere-se que os três eixos de soluções continuem sendo fomentados e implementados no setor público brasileiro e que, desta forma, mais dados de qualidade sejam gerados para subsidiar o desenho de caminhos para lidar com as reais necessidades dos diferentes órgãos e servidores públicos. |
Palavras-chave no idioma original: | Setor público Gestão de pessoas Desenvolvimento Competências comportamentais |
Idioma principal: | Português |
Area do CNPq: | Ciências Humanas |
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Aparece nas coleções: | Programa Avançado em Gestão Pública |
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