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Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O efeito priming na avaliação de comportamentos acadêmicos desonestos: um estudo experimental
Authors: Piovaccari, Enrico Antonio Civitate
Advisor: Iwai, Tatiana
Publication Date: 2014
Original Abstract: Nos últimos anos, presenciou-se diversos escândalos financeiros provocados por atitudes antiéticas dos gestores financeiros. Segundo o modelo do rational crime (Becker, 1968), a decisão racional do indivíduo em tomar atitudes desonestas depende: do ganho esperado, da probabilidade de ser pego e da severidade da punição. Este modelo analisa somente o aspecto instrumental da decisão (custo x benefício), pressupondo que o comportamento desonesto é um processo puramente racional, deliberado e consciente ou seja, que os indivíduos são dotados de racionalidade plena. Porém, segundo o conceito de Bounded Rationality (Simon, 1957), a capacidade processual dos indivíduos é limitada, de forma que alguns dos seus julgamentos são feitos de forma mais intuitiva, automática e associativa, tornando o julgamento mais suscetível a estímulos externos mais salientes, ainda que irrelevantes à decisão. Nessa linha, um dos fenômenos decorrentes é o chamado efeito priming, em que a mera exposição de um indivíduo a um determinado estímulo (prime) acaba por afetar, inconscientemente, seu julgamento quanto a estímulos posteriores. Estudos apontam que o efeito priming pode resultar em alterações de comportamento (Bargh, Chen e Burrows, 1996; Williams e Bargh, 2008). Nessa linha, o presente trabalho teve por objetivo avaliar, através de um experimento com alunos de graduação de administração e economia, se o efeito priming poderia alterar a percepção moral dos alunos quanto a comportamentos acadêmicos desonestos, seja para alunos veteranos ou calouros. Os resultados demonstraram que o priming não apresentou efeito no julgamento, no entanto, destaca-se que, para determinadas situações, encontraram-se diferenças significativas entre o julgamento moral de veteranos e calouros, sendo estes comprovadamente mais rígidos que aqueles. Como implicação prática, dado que o presente trabalho corrobora com estudos que apontam o ambiente acadêmico das bussiness schools como sendo responsável por tornar o aluno mais desonesto academicamente, principalmente pelo mecanismo de “aprendizado social” (Bandura, 1986), a revisão das práticas de enforcement das regras estabelecidas pela faculdade, de modo a punir alguns alunos de maneira exemplar, pode servir como método para coibir os demais.
Abstract: In recent years, several financial scandals, caused by unethical actions of financial managers, were witnessed. According to the model of Rational Crime (Becker, 1968), the rational individual decision of behaving dishonestly depends on the expected gain, the probability of being caught and the severity of the punishment. This model analyzes only the instrumental aspect of the decision (cost-benefit), assuming that dishonest behavior is a purely rational, deliberate and conscious process, in other words, that individuals are endowed with full rationality. However, according to the concept of Bounded Rationality (Simon, 1957), the processing capacity of individuals is limited, so that some of its judgments are made in a more intuitive, automatic and associative manner, making their judgment more susceptible to salient external stimuli, even if irrelevant to the decision at hand. Moreover, one of the phenomena arising from this theory is called priming effect, where the mere exposure of an individual to a given stimulus (prime) ends up affecting unconsciously his judgment as to subsequent stimuli. Studies indicate that the priming effect can result in changes in behavior (Bargh, Chen e Burrows, 1996; Williams e Bargh, 2008). Based on that, this study aimed to evaluate, through an experiment with undergraduate students of business and economics, if the priming effect could change the moral perception of students as to dishonest academic behaviors, for both veterans and freshmen. The results showed that priming had no effect on the judgment, however, it is emphasized that, for certain situations, significant differences were found between the moral judgment of veterans and freshmen, who are arguably more stringent. As a practical implication, since the present study corroborates with studies that link the academic environment of bussiness schools as being responsible for making the student more academically dishonest, mainly by the "social learning" (Bandura, 1986) mechanism, a review of the enforcement practices of the rules established by the college, in order to punish some students in an exemplary manner, can serve as a method to deter others.
Language: Português
Copyright: Todos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.
Appears in Collections:Graduação em Economia

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