GUSTAVO BARBOSA SOARES

Unidades Organizacionais

Resumo profissional

person.page.researcharea

Nome para créditos

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 31
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    A composição da dívida pública mobiliária federal
    (2001) GUSTAVO BARBOSA SOARES; Emílio, Daulins Rêni
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Recomendações de analistas de ações e sua complementariedade a estratégias de Factor Investing
    (2021) Zimmermann, Alexandre
    Este trabalho tem como objetivo analisar a complementariedade de recomendações de analistas sell-side a fatores de risco tradicionais (i.e. Market, Value, Size e Momentum) no mercado de ações brasileiro. Para isso, foram desenvolvidos dois estudos empíricos. O primeiro consiste na análise de regressões lineares múltiplas que têm como variáveis independentes a performance de fatores de risco e como variável dependente a performance de determinados grupos de ações, separados de acordo com as recomendações de analistas. O segundo estudo consiste em uma estratégia de Factor Investing combinando os fatores Momentum, Value, Size e um fator Recommendation baseado em revisões de recomendações de analistas. Os resultados obtidos pelos dois estudos apontam para cinco principais conclusões: I) O uso de recomendações de analistas de forma absoluta tem pouca contribuição para explicar retornos além dos fatores de Market, Value, Size e Momentum, porém sua variação (i.e. tendência de elevação ou rebaixamento de recomendações) tem grande contribuição; II) De fato há complementariedade entre o uso de revisões de recomendações e fatores tradicionais como Momentum, Value e Size para prever retornos, de modo que a combinação dos fatores tradicionais com métricas de recomendação possibilita resultados superiores a cada um aplicado isoladamente; III) Parte do retorno superior obtido com o uso de recomendações parece ser atribuída a correções ao longo do tempo de potenciais distorções entre preço e valor intrínseco identificadas por analistas sell-side, em vez de puramente à reação inicial do mercado a relatórios de revisão de recomendação; IV) A periodicidade de rebalanceamento de portfólios tem grande relevância para prever retornos usando recomendações; V) Os resultados apontam ineficiências no mercado de ações brasileiro, tanto na forma fraca quanto na forma semiforte na definição de Eugene Fama (1970).
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Estudo e aplicação do modelo de rough volatility no mercado brasileiro.
    (2021) Chaves Filho, Luciano de Oliveira
    Esse trabalho tem como objetivo estudar o movimento dos choques de volatilidade na bolsa brasileira. Ao aplicar as métricas propostas por Gatheral, Jacquier, Rosenbaum(2013) para estudar o comportamento da variância observada, pode-se extrair o coeficiente H de Hurst, que pode ser interpretado como um indicador de “memória” da série, indicando possível regressão à média ou movimentos mais aleatórios. Também é possível extrair o coeficiente H implícito pelo mercado de opções a partir do estudo do skew das opções at-the-money listadas no mercado. Observamos, embora em amostra relativamente pequena, que o H implícito possui um comportamento mais uniforme que o H observado, e que a discrepância entre o H implícito e o H observado tende a reduzir com o tempo, e eventuais distorções poderiam ser aproveitadas em operações
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Estudo de desvio de preços entre NTN-B e NTN-F
    (2019) Chaouiche, Bachir Samir El
    O presente trabalho, mediante metodologia dedutiva e analítica, com consulta em obras e documentos nacionais e internacionais, investiga a existência de desvios de taxas relevantes e persistentes entre os títulos públicos federais NTN-B e NTN-p. A motivação para investigar esse tema tem como inspiração o trabalho feito no mercado norte americano por Fleckenstein, Longstaff and Lustig, de 2014, o qual identificou um desvio médio de 54,50 pontos percentuais para o mercado norte americano, chegando a superar 200 pontos percentuais para alguns pares de títulos. Para o caso brasileiro, serão comparados os títulos de NTN-F com as NTN-Fs sintéticas, que são construídas a partir da NTN-B mais o swap IPCA x PRE com fluxo de pagamentos iguais ao da NTN-B. A avaliação é feita para o período de 2008 a 2018, o que representa uma análise quase completa da série histórica, dado que os primeiros títulos de NTN-B e NTN-F foram emitidos em 2003 e que não havia mercado líquido e maduro naquela época. Os resultados encontrados mostram que existe uma anomalia de preços no mercado de títulos públicos federais brasileiro e estão em linha com o observado nos EUA. Para o período analisado, as NTN-Bs pagaram, em média, 110 pontos percentuais acima das NTN-Fs. Em períodos de crise financeira, o prêmio da NTN-B chegou a superar 600 pontos percentuais.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Fator da estrutura a termo de taxa de juros implícito nas opções de IDI
    (2021) Ishizaki, Natália Prado de Oliveira
    O principal objetivo deste trabalho é obter o fator implícito da estrutura a termo de taxa de juros brasileira por meio de opções sobre o IDI seguindo a abordagem forward-looking de Athayde (2019) que adota o modelo de HJM. A vantagem primordial desse método é fornecer uma visão fiel da expectativa do mercado sobre os fatores da curva pré com fórmulas fechadas e recursivas, sem necessidade de grandes esforços computacionais. Também foi aplicado um teste de raiz unitária para checar a estacionariedade das séries. O período estudado abrange eventos políticos e econômicos relevantes entre 2016 e 2021 e foram usadas as volatilidades de opções sobre IDI de uma das corretoras de maior volume na B3. Em um segundo momento, os fatores implícitos são representados por meio de sólidos tridimensionais, deixando claro como os mercados dos dois derivativos de taxa de juros mais importantes (opções de IDI e de FRA-DI) estão conectados.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Uma estratégia de carrego de moedas baseada na medida de Curvatura do Modelo Nelson-Siegel
    (2019) Yamazumi, Fábio Yudi
    O objetivo deste trabalho é estudar a estratégia alternativa de carry trade, ou carrego de moedas, proposta por Dreher, Gräb e Kostka (2018) durante o período de janeiro de 1991 a junho de 2019. A estratégia proposta utiliza a medida de curvatura das curvas de juros do modelo Nelson-Siegel para gerar sinais de compra ou venda das moedas. Este estudo mostra que esta estratégia aplicada a moedas G10, apresentou índices de Sharpe ligeiramente superiores aos obtidos pela estratégia de carry trade tradicional, e ao mesmo tempo, assimetria menor na distribuição dos retornos. Quando aplicada em portfólios de até 25 moedas, os índices de Sharpe aumentam e são equivalentes aos mostrados pelo carry trade. As alternativas de combinação de sinais por dupla ordenação não se mostraram eficazes para melhorar os retornos. O estudo verifica que os fatores que explicam os retornos do carry trade tradicional não conseguem explicar os retornos desta estratégia.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Carry and momentum in the Brazilian yield curve
    (2020) Darin, Débora
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Estudo para implementação de um portfólio de valor e carrego em taxa de juros de países desenvolvidos
    (2019) Gartner, Rafael
    A literatura recente sobre prêmios de risco alternativo é cada vez mais abrangente e mais robusta. Os diversos estudos nesta área buscam melhorar a capacidade de precificação de ativos financeiros em todos os mercados globais. Além disso, através destes estudos, diversos portfólios de investimentos foram analisados e apresentam características importantes para a gestão de um portfólio pois têm baixa correlação com ativos tradicionais e alta razão de Sharpe. O intuito deste estudo é se aprofundar em 2 fatores de risco específicos, carrego e valor. Utilizando os portfólios propostos por Brooks & Moskowitz(2017), elaborar um portfólio compostos por ativos facilmente investíveis no mercado financeiro e verificar, após a apuração de possíveis custos operacionais, a eficácia deste portfólio. Verificamos que apesar da razão de Sharpe dos portfólios estudados serem menores do que os valores vistos em Brooks & Moskowitz(2017), o portfólio final proposto apresenta as tais características desejadas por gestores, alta razão de Sharpe e baixa correlação com o risco de mercado.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Análise de portfólios anti-frágeis e redução dos custos de carregamento
    (2019) Costa, Alisson Arrais
    Em um mundo cada vez mais globalizado, a necessidade de ativos diversificadores diferentes dos usuais torna-se cada vez mais presente. As taxas de câmbio são uma classe de ativos que possui uma grande diversidade de constituintes e correlações com outras classes de ativos. Ainda mais, devido ao seu amplo espectro geográfico e econômico, é possível obter uma gama de portfólios com os mais diversos objetivos, seja para aumentar ou diminuir o risco de uma carteira de investimentos. Nesse estudo empírico, embora não haja o intuito de escolher o timing, é mostrado um método de seleção de carteiras com fins de seguro (hedge), ou Carteiras Anti-Frágeis, em relação a Carteiras de Risco baseadas em ações. Além disso, como era de se esperar, tais carteiras de hedge possuem um acentuado custo devido ao diferencial de juros entre os países considerados. Portanto, também é mostrado duas formas de escolher carteiras, que deem algum retorno e que possuam baixo nível de perdas durante os drawdowns das Carteiras de Risco selecionadas, como forma de ajudar a pagar o custo de carregamento das Carteiras Anti-Frágeis. São feitos testes das Carteiras de Carregamento contra alguns índices para procurar se há alguma explicação para o resultado observado vindo de alguns índices. Encontro que embora haja correlação com a carteira baseado em ações globais, o retorno da Carteira de Carregamento não é explicado por tais índices. E por fim é feita análise da performance conjunta das duas carteiras durante os drawdowns das Carteiras de Risco selecionadas e é mostrado que a metodologia funciona bem e que o timing em si, não é um problema.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Avaliação de ativos de baixa volatilidade no mercado brasileiro: menores riscos com maiores retornos
    (2017) França, Luciano Boudjoukian
    Este estudo avalia o comportamento de carteiras formadas por ativos do mercado acionário brasileiro ordenados em função de sua volatilidade para investigar a anomalia de baixa volatilidade. Entre janeiro de 2003 e junho 2017, o portfólio de baixa volatilidade apresentou um retorno anual 15,5% maior que o portfólio de maior volatilidade, com significância estatística tanto na geração de alfa como na melhora do Índice de Sharpe quando comparado com o universo de ativos do mercado. Tais resultados estão alinhados com as observações feitas por Blitz e Van Vliet (2007) nos mercados internacionais, que obtiveram 12% de alfa anual no período de 1986 a 2006. Ainda, através de um processo de duplo ordenamento, foi possível obter carteiras mais rentáveis e com menor risco do que quando ordenadas apenas por um fator de risco.