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Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação de desempenho funcional no Ministério Público do Estado de São Paulo: Diagnóstico do modelo e possibilidades estratégicas para a gestão de pessoa
Autor: Pereira, Murillo Affonso
Banca examinadora: Mori, Cristina Kiomi
Costa, Marcelo Marchesini da
Orientador: Marques, André Luiz
Nível da titulação acadêmica: Especialização (Lato sensu)
Data da publicação: 2021
Resumo no idioma original: A crescente demanda pela profissionalização do serviço público implica em inúmeros desafios. Fomentar a inovação, aumentar eficiência e eficácia, criar métricas de desempenho, avaliar processos, gerir pessoas e mensurar resultados são alguns dos eixos que as organizações devem prezar para aumentar o impacto positivo dos serviços prestados à população. Nesse contexto, devido à sua gama de atribuições constitucionais, pensar em eficiência também no âmbito do Ministério Público não é questão trivial. Considerando a importância estratégica da gestão de pessoas na profissionalização do serviço público, o presente trabalho tem como objeto de estudo a avaliação de desempenho dos servidores do Ministério Público do Estado de São Paulo, o maior do país. Para tanto, analisa-se a efetividade da metodologia instituída pela Resolução n. 1.297/2020 da Procuradoria Geral de Justiça, que altera o modelo até então vigente. Trata-se de estudo de caso descritivo e avaliativo, com abordagem qualitativa. Por meio de entrevistas, de pesquisas e levantamentos teóricos, o presente trabalho busca compreender o processo de implementação e o impacto das mudanças, bem como identificar na literatura especializada as referências de boas metodologias de avaliação de desempenho funcional, estimulando a reflexão acerca do novo modelo da instituição. A partir de tais análises é elaborado um diagnóstico e apresentadas proposições para embasar um modelo de avaliação de desempenho eficiente e replicável em outros ministérios públicos estaduais do Brasil.
Palavras-chave no idioma original: Ministério Público
Gestão de Pessoas
Recursos Humanos
Avaliação de Desempenho
Resumo em inglês: The growing demand for professionalization of the public service entails numerous challenges. Fostering innovation, increasing efficiency and effectiveness, creating performance metrics, evaluating processes, managing people and measuring results are some of the pillars that organizations should take into account to increase the positive impact of services provided to the population. In this context, due to its range of constitutional attributions, thinking about efficiency within the scope of the Public Prosecution Service is not a trivial matter. Considering the strategic importance of people management in the professionalization of public services, the present work has as its object of study the performance evaluation of the employees of the Public Prosecution Office of the State of São Paulo, the largest in the country. Therefore, the change established by Resolution 1.297/2020, which changes the evaluation model used until 2020, is analyzed. This is a descriptive and evaluative case study with a qualitative approach. Through interviews, survey and theoretical research, this work seeks to understand the process of implementation and the impact of changes, as well as to identify in the specialized literature the references of good methodologies for evaluating functional performance, stimulating reflection on the new evaluation model adopted by the institution. Based on these analyses, a diagnosis is made and proposals are presented to support an efficient performance evaluation model that can be replicated in other state prosecution services in Brazil.
Keywords (termos em inglês): Public Prosecution Service
People Management
Human Resources
Performance Evaluation
Idioma principal: Português
Area do CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Licença de uso: TODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM
Aparece nas coleções:Programa Avançado em Gestão Pública

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