Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5330
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A aplicação de Nudges para o aperfeiçoamento dos sistemas de Online Dispute Resolution no Direito do consumidor
Author: Auler, Henrique
Advisor: Roque, Pamela Gabrielle Romeu Gomes
Academic degree: Especialização (Lato sensu)
Publication Date: 2020
Original Abstract: O presente trabalho tem por objetivo analisar a aplicabilidade da ciência comportamental como forma de aperfeiçoar o ambiente de Online Dispute Resolution, verificando a possibilidade da aplicação de Digital Nudges em plataformas de resolução de disputas privadas e governamentais no Brasil e no mundo e seus possíveis impactos. A crescente digitalização da sociedade inaugura um desafio ao Poder Judiciário e ao meio empresarial quando as formas já estabelecidas de atendimento ao cliente e resolução de conflitos tornam-se obsoletas. Desta forma, pretende-se explorar a evolução das plataformas de Online Dispute Resolution sob a ótica do User Experience, com o intuito de, utilizando técnicas da ciência comportamental reintegrar o atendimento ao cliente à sociedade, mitigando assim o surgimento de litígios.
Keywords in original language : Resolução de conflitos
Direito do consumidor
Ciência Comportamental
Mediação
Arbitragem
Atendimento ao cliente
User Experience
Digital Nudges
Nudging
Abstract: The present article aims to analyze the applicability of behavioral science to improve the environment of Online Dispute Resolution, verifying the possibility of applying Digital Nudges to improve dispute resolution platforms developed by the private sector and the government in Brazil and in the world and its possible impacts. The growing digitization of society opens a challenge to the judiciary and the business environment when the already established forms of customer service and conflict resolution becomes obsolete. Thus, it is intended to explore the evolution of Online Dispute Resolution platforms from the legal and user experience perspective, with intent of using behavioral science techniques to reintegrate customer service to today’s society, thus mitigating the emergence of disputes.
Keywords (english terms): Conflict resolution
Consumer law
Online Dispute Resolution
ODR
Behavioral Science
Mediation
Arbitration
Customer service
User Experience
Digital Nudges
Nudging
Language: Português
CNPq Area: Ciências Humanas
Ciências Sociais Aplicadas
Copyright: TODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM
Appears in Collections:LL.C. em Direito Empresarial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Henrique Auler - Trabalho.pdfHenrique Auler - Trabalho325.07 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Henrique Auler - Autorização.pdfHenrique Auler - Autorização2.05 MBAdobe PDFView/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.