Marketing boca a boca: funcionamento e implicações

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Autores

Carlsen, Thomas Alfred Troiano

Orientador

Laban Neto, Sílvio Abrahão

Co-orientadores

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Tipo de documento

Trabalho de Conclusão de Curso

Data

2011

Unidades Organizacionais

Resumo

Esse estudo teve por objetivo entender sobre os funcionamentos do marketing boca a boca, entre suas causas, estopins e consequências, através da história da marca Abercrombie & Fitch no Brasil. Chegou-se a conclusão que o boca a boca tem um papel fundamental na difusão e homogeneização das preferências de grupos específicos. Nesse ponto os indivíduos considerados “heavy users” desempenham um papel de disseminadores. A renda, por outro lado, desempenha um papel de dificultadora do boca a boca através das classes sociais. Percebeu-se também que as pessoas estão dispostas a gastar com modas passageiras se isso significar pertencer a um grupo pré-determinado e as mulheres parecem ser mais receptivas a opinião de outros que os homens. Internet é importante no processo de boca a boca, no entanto, as formas mais “clássicas” de divulgação como sites especializados ainda têm mais efetividade que investimentos em redes sociais ou aplicativos.

Palavras-chave

Marketing; Abercrombie & Fitch; Boca a boca

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Idioma

Português

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