Análise do impacto da escolarização na saúde individual: evidências para o Brasil
Autores
Costa, Isadora Cardoso Veríssimo
Orientador
Martins, Sergio Ricardo
Co-orientadores
Citações na Scopus
Tipo de documento
Trabalho de Conclusão de Curso
Data
2021
Resumo
Essa monografia descreve as principais dimensões que impactam o nível de saúde
da população, com foco na dimensão educacional, e tem como objetivo verificar o impacto
do aumento da escolarização no nível de saúde individual. Para revisão dessas dimensões
foram analisados estudos dos autores Aday, Andersen, McIntyre e Mooney, importantes
pesquisadores da área, entre outros. Foram abordadas inicialmente dimensões mais
tangíveis como geografia e renda, muito analisadas na década de 70, e posteriormente a
dimensão educacional, menos tangível, presente nas literaturas mais recentes. A literatura
aponta que o fator educacional agrega positivamente o nível de saúde individual através
do aumento da informação, permitindo que as pessoas conheçam seus direitos e opções
e com isso consigam tomar a melhores decisões. Para a análise empírica foram utilizados
dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística (IBGE) em 2013, com mais de 120 mil dados de indivíduos de todo
o Brasil. Foi escolhido o modelo econométrico Logit Multinomial Ordenado e a variável
resposta utilizada foi a autoavaliação do nível de saúde, ranqueada de 1 (menor nível de
saúde) a 5 (maior nível de saúde). Os resultados contribuem para o entendimento de que
o nível de saúde da população pode melhorar através de ações que englobem não apenas
ações diretas no serviço de saúde, mas também ações intersetoriais como o foco na
escolarização.
Palavras-chave
Saúde individual; Escolarização; Logit multinomial ordenado
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Sinopse
Objetivos de aprendizagem
Idioma
Português
Notas
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Área do Conhecimento CNPQ
Ciências Sociais Aplicadas