Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5622
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Efetividade de um curso de educação financeira para mulheres de baixa renda
Author: Greco, Giovana Madazio
Examination board: Rocha, Ricardo Humberto
Advisor: Boscov, Camila Pereira
Academic degree: Graduação
Publication Date: 2022
Original Abstract: Este estudo buscou avaliar a efetividade de cursos de educação financeira que visam o empoderamento feminino. Para tanto, foram selecionadas cinco alunas de baixa renda participantes do curso de educação financeira da Barkus em parceria com o Instituto Profissionalizante Mangueira. Foram feitas entrevistas com estas mulheres contemplando aspectos como planejamento e controle financeiro, endividamento, motivação e aprendizados com o curso e, por fim, independência financeira e empoderamento feminino. Verificou-se que os principais aprendizados das alunas foram a construção e importância da reserva de emergência, o controle de gastos e o planejamento de futuro. Contudo, também pôde-se observar que um plano para aposentadoria dos responsáveis financeiros e a prática de investimentos ainda não foram bem digeridos pelas alunas, sendo pontos a serem melhor explorados para adequação de futuros cursos. Após a realização de uma análise qualitativa, concluiu-se que a alfabetização financeira de mulheres de baixa renda é imprescindível, sendo os cursos medidas efetivas no empoderamento feminino.
Keywords in original language : Educação
Financeira
Empoderamento
Vulnerabilidade
Independência
Abstract: This paper aimed to evaluate the effectiveness of financial literacy programs focused on women empowerment. In order to do that, there were selected five low-income students that participated in the program provided by Barkus in partnership with Instituto Profissionalizante Mangueira. There were conducted interviews with these women, covering aspects such as financial planning and control, indebtedness, motivation, learnings with the program, financial independence, and empowerment. As a result, it was verified that the main learnings were regarding the buildup and importance of emergency reserve, expenditures control and financial planning of the future. However, it was also noticed that both retirement plan and investments were not well absolved, being contents to be better developed and explored in future programs. After a qualitative analysis, it was concluded that financial literacy of low-income women is essential, and the courses are effective measures in female empowerment.
Keywords (english terms): Literacy
Financial
Empowerment
Vulnerability
Independency
Language: Português
CNPq Area: Ciências Exatas e da Terra
Multidisciplinar
Copyright: TODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM
Appears in Collections:Graduação em Economia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Giovana Madazio Greco_Trabalho.pdfGiovana Madazio Greco_Trabalho434.59 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Giovana Madazio Greco_Termo Autorização.pdfGiovana Madazio Greco_Termo Autorização72.06 kBAdobe PDFView/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.