Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5878
Type: Working Paper
Title: Métricas de Criação de Valor na Empresa e a Capitalização de Gastos com Pesquisa e Desenvolvimento
Author: Minardi, Andrea Maria Accioly Fonseca
Sanvicente, Antonio Zoratto
Souza, Leandro da Silva e
Publication Date: 2008
Original Abstract: O trabalho discute os principais pontos de vista inerentes às normas de contabilidade relativas ao tratamento de despesas de pesquisa e desenvolvimento e avaliação de ativos intangíveis, ou seja, relevância para o valor da empresa e confiabilidade dos valores estimados. Descreve as normas vigentes nos Estados Unidos e no Brasil, fazendo também referência aos padrões internacionais de contabilidade. Faz uma revisão de literatura contábil empírica voltada para a determinação da relevância e da confiabilidade da capitalização de gastos com pesquisa e desenvolvimento, e descreve o procedimento adotado num dos artigos analisados para que se estimem: (a) o valor do ativo intangível gerado com pesquisa e desenvolvimento, (b) o prazo de sua vida útil, e (c) a escala de taxas de amortização do ativo assim criado. Essas estimativas seriam indispensáveis para uma empresa que capitalizasse seus gastos de P&D, principalmente para fins de cálculo do capital investido em métricas de criação de valor.
Keywords in original language : Ativos intangíveis
Pesquisa e desenvolvimento
Capitalização de despesas
Retorno sobre capital investido
Abstract: The paper discusses the basic aspects associated with accounting rules for the treatment of research and development expenditures and the valuation of intangible assets, namely, value-relevance and reliability. The empirical accounting literature is reviewed, with a focus on tests of the relevance and reliability hypotheses. The paper describes the procedure adopted in one of the reviewed articles for estimating: (a) the R&D asset, (b) its useful life, and (c) its amortization schedule. Those estimates would be crucial to a firm which capitalized its R&D expenditures, especially for the purpose of determining the amount of invested capital used in value-creation methodologies, such as ROIC (return on invested capital).
Keywords (english terms): Intangible assets
Research and development
Capitalization of expenditures
Return on invested capital
Language: Português
CNPq Area: Ciências Sociais Aplicadas
Copyright: O INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DO USUÁRIO VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITOR
Appears in Collections:Coleção Insper Working Papers

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008_wpe161.pdf2008_wpe161796.13 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.