Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6003
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Formação continuada de professores: uma análise das estratégias dotadas nos momentos formativos
Author: Francisco , João Luiz
Advisor: Marques, André Luiz
Academic degree: Especialização (Lato sensu)
Publication Date: 2022
Original Abstract: O objetivo principal deste estudo é identificar, a partir da observação de quatro encontros formativos, realizados por duas redes de ensino, se as formações continuadas oferecidas aos educadores possuem características de programas eficazes. Tal tema torna-se relevante uma vez que é desejável que se oferte aos professores das redes públicas de educação formações continuadas que adotem estratégias de ensino que sejam eficazes e tenham o potencial de melhorar a prática docente. Na esfera federal, são encontradas iniciativas como Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e a Rede Nacional de Formação Continuada de Professores. Em relação aos estados, cada um desenvolve sua própria política pública para essa área. Os encontros formativos, objeto de estudo deste trabalho, foram observados com base em um formulário desenvolvido por Francisco (2022) que apresenta características de programas de formações continuadas eficazes. Como resultado, foi possível perceber que todas as formações assistidas possuem conteúdos atualizados. Já em relação as estratégias adotadas, constatou-se que todo o processo é muito centrado na atuação do formador. Também não se observou a presença de momentos estruturados para o compartilhamento de experiências e a análise de vídeos e/ou descrições escritas de situações de sala de aula. Quanto a gestão da formação, nenhuma foi iniciada com a apresentação dos seus objetivos. No entanto, as orientações dadas aos cursistas para a realização das atividades apresentaram-se claras, com espaço para que os cursistas sanassem suas dúvidas.
Keywords in original language : formação continuada
estratégias de formação
formações eficazes
Abstract: The main goal of this study is to identify, from the observation of four formative meetings, performed by two educational systems, if continuous formations offered to teachers have characteristics of an effective program. This subject is relevant since it is desirable to offer continuing education to professors in the public system who adopt teaching strategies that are successful and have the potential to improve learning. At national level, It is found initiatives such as Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) and the Rede Nacional de Formação Continuada de Professores. In the states, each one develops its own public policy for this area. The formative meetings, object of study of this work, were observed based on a form developed by Francisco (2022) that presents characteristics of efficient continuing formation programs. As a result, it was possible to conclude that every observed formation has updated content. In relation to adopted strategies, it was found that the whole process is very centered on the performance of the lecturer. It wasn’t observed the presence of structured moments to share experiences and to analyze videos and/or written descriptions of classroom situations. As for the training management, none was initiated with the presentation of its objectives. However, the guidelines given to the course participants for carrying out the activities were clear, with a moment for them to resolve their doubts.
Keywords (english terms): continuing education
training strategies
effective training
Language: Português
CNPq Area: Ciências Humanas
Copyright: TODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM
Appears in Collections:Programa Avançado em Gestão Pública

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
João Luiz Francisco_Trabalho.pdfJoão Luiz Francisco_Trabalho274.49 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
João Luiz Francisco_Termo Autorização.pdfJoão Luiz Francisco_Termo Autorização2.94 MBAdobe PDFView/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.