Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/923
Type: Dissertação
Title: Intervenções do Banco Central e previsibilidade da taxa de câmbio: Evidências a partir da utilização de regras de negociação baseadas em análise técnica
Authors: Borges, Rodrigo Da Rosa
Examination board: Silva, Marcelo Leite De Moura E
Alencar, Alexandre Soriano De
Advisor: Rossi Junior, Jose Luiz
Publication Date: 2010
Original Abstract: Este estudo procura identificar se as intervenções do Banco Central do Brasil introduzem algum tipo de previsibilidade no comportamento da taxa de câmbio. Para tanto, foram calculadas as médias dos retornos diários gerados por uma regra de negociação baseada em análise técnica e o que se verificou foi que elas foram estatisticamente diferentes de zero no período estudado. Quando o mesmo cálculo é feito eliminando-se da amostra os dias em que houve intervenção, os retornos se tornam não diferentes de zero. A conclusão a que se chega em função disso é que, de fato, as intervenções oficiais estão gerando previsibilidade na taxa de câmbio que pode ser identificada através da análise técnica, gerando lucros para os agentes privados. Alguns testes de robustez foram conduzidos, assim como um procedimento para lidar com o problema da endogeneidade. Em ambos os casos os resultados encontrados não se alteraram significativamente. O fato de o Banco Central estar, através de sua política de intervenções, transferindo recursos para o setor privado parece estar associado à idéia de que esse custo é mais do que compensado pela segurança propiciada pelo acúmulo de reservas internacionais.
Keywords in original language : Intervenções
Câmbio
Previsibilidade
Interventions
Foreign exchange
Predictability
Abstract: This study researches whether Central Bank foreign exchange interventions introduce any kind of predictability in the market. To achieve this, the average of the daily returns generated by a simple trading rule was calculated and found to be statistically different from zero. When the days where official interventions took place are removed from the sample, the returns fall and are not statistically different from zero anymore. The conclusion drawn by these facts is that the official interventions do introduce predictability in the foreign exchange that can be identified by a simple trading rule. The results found in this study are robust to a series of experiments as well as a test designed to deal with the simultaneity problem. The fact that private market agents are making a profit on the Central Bank interventions seems to be justified by the benefits brought by the accumulation of international reserves.
Language: Português
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Economia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rodrigo da Rosa Borges_Trabalho.pdfTEXTO COMPLETO235.96 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Rodrigo da Rosa Borges_AutorizacaoAluno.pdfINDISPONÍVEL - AUTORIZAÇÃO ALUNO430.31 kBAdobe PDFView/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.