Coleção de Trabalhos Apresentados em Eventos
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Coleção de Trabalhos Apresentados em Eventos por Autor "ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO"
Agora exibindo 1 - 20 de 22
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Evento ANÁLISE DE DETERMINANTES DE FUSÕES E AQUISIÇÕES NO BRASIL(2019) Yoshizaki, Dalton; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Bortoluzzo, Mauricio Mesquita; JULIANA INHASZTrabalho de Evento Aquecimento do Mercado Acionário no Brasil e Saídas de Invetimentos de Private Equity e Venture Capital(2017) ANDREA MARIA ACCIOLY FONSECA MINARDI; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Rosatelli, Piero Lara; PRISCILA FERNANDES RIBEIROO objetivo desse trabalho é investigar como as condições do mercado acionário influenciam a saída dos investimentos realizados pelos fundos de PE e VC. A metodologia adotada para essa análise foi o modelo hazard semiparamétrico de Cox. O aquecimento do mercado acionário foi medido pelo número de IPOs e pelo índice de Preço Lucro médio do mercado. A condição de mercado aquecido, independente de qual métrica foi utilizada, aumenta substancialmente as taxas de saída em relação a momentos de não aquecimento. Quando medida por preço lucro alto, chega a aumentar as saídas de fundos de PE e VC em até 10 vezes, indicando que os gestores brasileiros fazem market timing na saída. Percebe-se também que saídas de investimentos de PE e de VC tem comportamentos bem distintos. Em VC, a taxa marginal de venda tem uma distribuição côncava, atingindo seu máximo entre 6,5 e 7,5 anos do investimento na carteira do fundo. Isso indica que os fundos de VC podem enfrentar dificuldade de vender investimentos que ficam muito mais tempo que isso na carteira. As taxas de saída de PE crescem monotonicamente, e se aceleram para investimentos que são mantidos na carteira por mais que 7,5 anos, indicando a pressão de saída sofrida pelas gestoras quando a vida do fundo se aproxima do vencimento, e que os fundos de PE não encontram dificuldade de vender os investimentos pelo fato de estarem há muito tempo na carteira.Trabalho de Evento Ativos estratégicos de conhecimento do mercado, diversificação relacionada e desempenho: evidências da indústria de transporte aéreo(2011) Arruda, Lucas Mello de Campos; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Barros. Henrique MachadoEstudos empíricos têm demonstrado que os ativos estratégicos agregam informação relevante no entendimento da relação entre a estratégia de diversificação e a lucratividade da firma. Apesar dos inúmeros trabalhos realizados no campo da diversificação, os ativos de conhecimento de mercado não foram testados empiricamente na relação mencionada. Este artigo tem por objetivo apresentar a avaliação dos ativos de conhecimento do mercado, testando seu efeito na lucratividade das firmas, bem como o efeito de moderação na relação entre a diversificação relacionada e a lucratividade. A análise empírica faz uso da indústria de Transporte Aéreo para obter evidências das dinâmicas competitivas adotadas pelas firmas e contempla uma regressão com estimação via mínimos quadrados com dados de painel de três anos, cada um pertencente a uma fase distinta dos ciclos de crescimento do setor nos Estados Unidos (ciclos de expansão, declínio e contração). Os resultados encontrados suportam o fato dos ativos de conhecimento do mercado, usados para o aumento de barreiras à entrada e para o aumento do poder de mercado, possuírem uma relação estatisticamente relevante com a lucratividade da firma, bem como um efeito de moderação na relação entre diversificação relacionada e lucratividade. Para o primeiro caso, a capacidade da firma de aumentar suas barreiras à entrada apresentou uma relação positiva com a lucratividade, enquanto a dinâmica de aumento do poder de mercado demonstrou possuir uma relação negativa. Para o segundo caso, os ativos dedicados ao aumento das barreiras à entrada demonstraram um efeito de moderação tal que a diversificação relacionada gera mais retorno às firmas quanto mais proeminentes forem estes ativos. Por outro lado, para os ativos de conhecimento do mercado dedicados ao aumento do poder de mercado, o efeito de moderação é tal que a diversificação relacionada gera mais retorno às firmas quanto menos proeminentes forem estes ativos.Trabalho de Evento Capital Structure Determinants Of Financially Constrained And Unconstrained Firms(2017) Sanvicente, Antonio Zoratto; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Bortoluzzo, Mauricio MesquitaTrabalho de Evento Clientes Que Recomendam São Aqueles Que Realmente Geram mais Valor para a Empresa? Um Estudo do Impacto do Valor do Cliente no Valor Gerado pela Recomendação(2014) DANNY PIMENTEL CLARO; Costa, Sandro Bonfim; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; PRISCILA BORIN DE OLIVEIRA CLAROTrabalho de Evento Clima Organizacional: Abordagem Tradicional versus Abordagem Configural(2016) TATIANA IWAI; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Nakata, Lina Eiko; Costa, José Eduardo TeixeiraClima organizacional é um tema que tem sido estudado há algumas décadas, e diversas pesquisas buscaram relacionar seus resultados ? integrais ou de dimensões ? com desempenho de gestão. No entanto, pouco se tem discutido sobre a interação das dimensões de clima organizacional. O objetivo deste artigo é investigar a relação de clima organizacional com uma variável de resultado organizacional (turnover) a partir de duas abordagens diversas: uma mais tradicional, com foco nas dimensões independentes de clima, e a outra, conhecida como configural, com foco na análise das interrelações entre as categorias. A amostra contou com pesquisas realizadas em 150 empresas brasileiras de porte médio e grande que buscam se destacar pelo seu ambiente de trabalho. Realizou-se análise fatorial exploratória e análise hierárquica de cluster para identificar perfis de configuração de clima (elevação, variabilidade e forma), a fim de relacionar os fatores e as configurações com rotatividade de pessoal. Os resultados mostraram que abordar clima como um sistema, considerando as interações entre suas várias dimensões que compõem uma dada configuração, releva nuances interessantes que de outro modo ficariam encobertas. A abordagem configural apresenta uma relação mais complexa e multifacetada de clima com turnover: a forma configural foi a única que não mostrou-se relevante para turnover; para elevação, houve efeito negativo no turnover, evidenciando que a avaliação global positiva que os funcionários fazem do ambiente de trabalho contribui para diminuir rotatividade nas empresas; por fim, os resultados mostraram um efeito moderador importante da variabilidade na relação entre elevação e turnover.Trabalho de Evento Compartilhamento de conhecimento gerencial em contexto intra-organizacional de equipes de projetos(2015) CARLA SOFIA DIAS MOREIRA RAMOS; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Giovanin, Jislaine Rosa Santana; DANNY PIMENTEL CLAROO compartilhamento de conhecimento é, de acordo com uma visão da empresa baseada no conhecimento, uma atividade chave para garantir competitividade. Motivar os colaboradores a buscar esse compartilhamento é um desafio particularmente relevante para empresas que operam numa lógica equipes de projeto. O objetivo deste trabalho consiste em identificar os fatores que influenciam a predisposição individual para o compartilhamento de conhecimento em ambiente intra-organizacional de equipes de projeto. Identificam-se quatro dimensões chave: a atitude e comportamento do indivíduo, a colegialidade entre membros de equipe, o apoio dado pelos gestores, e a centralidade na rede de relacionamentos do indivíduo. Dez hipóteses são propostas e testadas através de metodologia quantitativa, combinando análise de redes interpessoais e regressão econométrica. O fenómeno é estudado numa base de 121 participações individuais num total de 20 projetos realizados ao longo de dois anos na sucursal de uma empresa multinacional do setor de energia e automação industrial. Observou-se que os fatores que mais impacto têm sobre a predisposição individual para compartilhar conhecimento em equipes de projeto são de natureza tanto intrínseca como extrínseca ao indivíduo e que para além de um efeito direto sobre essa predisposição, se verifica na maioria dos casos também um efeito indireto. O estudo contribui para um melhor entendimento do compartilhamento de conhecimento em ambiente específico de equipes de projeto, permitindo ainda aos gestores uma promoção estratégica de mecanismos que estimulam a desejado fluidez do conhecimento nesse contexto.Trabalho de Evento Demand Forecast For Brazilian Championship Games Using Generalized Linear Regression Model(2015) Bortoluzzo, Maurício Mesquita; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Machado, Sérgio JurandyrTrabalho de Evento Determinantes da escolha de canais na ótica do cliente: um estudo do mercado industrial da tecnologia da informação(2010) Soares, Guilherme; Barros, Henrique Machado; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZOCompreender a natureza dos canais de distribuição é importante, pois escolher entre estes canais é uma das decisões mais complexas a serem tomadas pelos fabricantes, levando em consideração a preferência dos clientes. Os canais de marketing podem existir em dois arranjos básicos que se diferenciam pela ausência (ou presença) de intermediários. Isso se aplica tanto nos casos em que os clientes são indivíduos quanto nos casos em que os clientes são corporações. Em ambos os casos, a decisão de selecionar os fornecedores pode considerar outras variáveis nem sempre associadas ao produto, mas associadas ao relacionamento que se pretende ter. O uso de representantes independentes de vendas aumenta a eficiência da disponibilidade dos produtos ao mercado brasileiro. No segmento de tecnologia da informação, tradicionalmente competitivo, estabelecer canais de marketing eficientes é imprescindível. Embora a gestão de canais envolva um fórum de decisão bastante amplo, é crítico para as empresas entender os determinantes para que o cliente opte ser provido diretamente pela força de vendas própria do fabricante ou através de canais intermediários de vendas. A literatura de marketing, por sua vez, tem dado mais ênfase aos efeitos dos atributos dos agentes e dos relacionamentos para a continuidade destes, mas pouco tem explorado como tais atributos efetivamente afetam a decisão do cliente preferir um canal a outro. Além disso, muito a respeito da literatura de múltiplos canais está relacionada ao contexto B2C (business-to-consumer), ou seja, mercado de consumo ao invés do mercado corporativo. A literatura de canais de marketing sobre o as relações no mercado corporativo, ou B2B (business-to-business), é menos expressiva que aquela sobre o mercado consumidor. Portanto, esta pesquisa se propõe a analisar de forma empírica os principais determinantes da escolha dos clientes corporativos de serem atendidos pela da força direta do próprio fabricante ou através da intermediação de um canal de vendas, suportando esta decisão de uma maneira mais robusta que uma simples comparação de preço. A pesquisa foi feita com base nos dados levantados junto aos clientes corporativos do mercado de tecnologia da informação brasileiro, especificamente no setor de hardware. O trabalho revisa os conceitos de canais de marketing, de valor percebido e de relacionamento corporativo bem como identifica que os fatores lealdade, confiança, importância do cliente, intimidade entre cliente e fornecedor, e custo de troca de fornecedores podem afetar a escolha do canal de marketing pelo cliente. Com base em um modelo estatístico logit binomial, as análises das percepções de 678 firmas revelaram que os fatores ‘importância do cliente’ e ‘intimidade’ levam os clientes a terem preferência pelo atendimento direto do fabricante. Por sua vez, os demais fatores não foram identificados (estatisticamente) como determinantes para a escolha do canal de marketing.Trabalho de Evento ESTUDO DE MODELOS DE APREÇAMENTO DE ATIVOS DE RISCO ANTES E DEPOIS DA CRISE FINANCEIRA DE 2008 NO MERCADO BRASILEIRO(2015) ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Venezuela, Maria Kelly; Nakamura, Wilson Toshiro; Bortoluzzo, Mauricio MesquitaEste artigo analisa três modelos de apreçamento de ativos de risco, o CAPM de Sharpe-Lintner, o modelo de 3 fatores de Fama e French e o de 4 fatores de Cahart, no mercado brasileiro para o período de 2002 a 2013. Os dados são compostos por ações negociadas na BM&FBOVESPA, com periodicidade mensal, excluídas ações do setor financeiro, com patrimônio líquido negativo e sem cotações mensais consecutivas. A proxy para o retorno de mercado é o IBRX e para o ativo livre de risco é a poupança. A primeira contribuição do artigo é a modificação do método de Fama e French para formação de carteiras, que é responsável por melhorar até 42,7% a previsão do retorno quando comparado ao método tradicional, devido a maior adequação do mesmo a mercados com poucos ativos de risco com liquidez. A segunda contribuição é a separação do período entre os períodos pré-crise, crise e pós crise. Esta separação é necessária devido à identificação da existência de quebra estrutural no período de crise. Anomalias de tamanho, valor e momentum se mostraram relevantes para explicar o retorno esperado, e o modelo de 4 fatores melhora até 81,8% a previsão do retorno quando comparado ao CAPM.Trabalho de Evento Factoring and the Liability of Foreignness of MNEs in Emerging Markets(2017) Hennart, J.-F.; Sheng, H. H.; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Lee, S. E.Trabalho de Evento O IMPACTO DA EXPERIÊNCIA DAS EMPRESAS BRASILEIRAS EM OPERAÇÕES DE M&A NO SEU DESEMPENHO(2017) Barile, Maíra Galuzio; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZOTrabalho de Evento Impacto da Posição de Caixa na Performance das Empresas Brasileiras em Períodos de Recessão Econômica(2019) Ferreira, Mario Miguel da Silva; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Bortoluzzo, Mauricio MesquitaA adequada gestão da liquidez das empresas é fundamental para a manutenção da sua saúde financeira e para a sua sustentabilidade econômica a longo prazo. O presente trabalho busca analisar se, em momentos de recessão econômica, a posição de caixa tem impacto na performance das empresas brasileiras. Além disso, busca-se identificar se há diferenças na intensidade desta relação para os diferentes setores de atuação das empresas. Para desenvolver este estudo, foi utilizada uma amostra de 200 empresas listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), agrupando informações do período de 2013 a 2016 (totalizando 800 observações), organizadas em um painel balanceado. Os resultados obtidos por meio das regressões indicam que, quando a performance das empresas é medida pelo o indicador ROA, há relação positiva e estatisticamente significante entre a posição de caixa e a performance e, foi identificado também, que o setor de atuação da empresa modera a intensidade desta relação.Trabalho de Evento O impacto do crescimento dos fundos de PE e VC no desempenho dos investimentos(2016) ANDREA MARIA ACCIOLY FONSECA MINARDI; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Moreira, Lucas do AmaralNão informadoTrabalho de Evento O Impacto do Crescimento dos Fundos de PE e VC no Desempenho dos Investimentos(2015) ANDREA MARIA ACCIOLY FONSECA MINARDI; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Moreira, Lucas do AmaralO objetivo desse trabalho é investigar o desempenho dos investimentos de PE e VC à medida que as organizações ganham reputação e captam fundos maiores. Esse estudo é o primeiro feito no Brasil com base em informações oriundas de PPMs (Private Placement Memorandum), que contém dados sobre desempenho de investimentos, data de entrada e de saída, e outras características dos fundos e gestoras. Observou-se que o aumento do número de investimentos gerenciados simultaneamente por organizações de PE tem efeito negativo sobre o desempenho. Interpreta-se que há dificuldade de se encontrar bom capital humano em quantidade suficiente para suprir a necessidade de crescimento em PE, e há perda de comunicação e coordenação entre a equipe à medida que essa cresce. Em VC, diferentemente de PE, um maior número de investimentos gerenciados simultaneamente tende a aumentar o desempenho. Uma possível interpretação é que as organizações de VC têm níveis de atenção diferentes para investimentos: empreendedores com sucesso em atingir e superar metas recebem muita atenção, enquanto que os que não atingem deixam de receber atenção. Com isso, o custo de perda de coordenação entre a equipe e perda de qualidade das informações é menor, e é inferior ao ganho de compartilhamento de informações entre empresas investidas e potencial sinergia do uso da rede de contatos. Encontrou-se que o ticket do investimento tem relação negativa com o desempenho do fundo, mas não se encontrou relação relevante com o tamanho do fundo.Trabalho de Evento Local Institutional Profile and Entrepreneurial Intention(2019) GUILHERME FOWLER DE AVILA MONTEIRO; TATIANA IWAI; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZOWe investigate the local institutional determinants of entrepreneurial intention. First, we advance a conceptual model based on the theory of planned behavior and on institutional theory. In our model, local government policies, regional shared social knowledge and local value systems affect cognition of individuals with regard to entrepreneurial intention. We then test our model using structural equation modeling (SEM) based on a survey of 2,150 respondents in Brazil. This country is particularly interesting for the analysis since it presents a continental dimension, being formed by five regions with different geographic, economic and social characteristics, as well as distinct cultural heritages. Our regression models corroborate our hypotheses, which open up new venues for future research.Trabalho de Evento Private Equity and Venture Capital Growth and Performance in Brazil(2018) ANDREA MARIA ACCIOLY FONSECA MINARDI; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZOPrivate Equity (PE) and Venture Capital (VC) investors have been allocating more capital to emerging markets. Although this increases the learning and knowledge transfer, it also raises concern if the PE/VC firms are shorthanded to absorb this growth. We investigate the impact of growth on the performance of Brazilian PE/VC industry. The results indicate that the number of deals simultaneously managed reduces the probability of total loss. However, when we exclude total losses, we find that a higher number of deals affects the performance of PE deals negatively, but that this is not the case for VC.Trabalho de Evento A Relação de Variáveis Macroeconômicas com a Taxa de Falência de Empresas Brasileiras(2019) Rodriguez, Rodrigo Zalli; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; GUILHERME FOWLER DE AVILA MONTEIRO; Bortoluzzo, Mauricio MesquitaTrabalho de Evento Should firms invest in a multi-channel marketing approach for relationship management?(2016) CARLA SOFIA DIAS MOREIRA RAMOS; Barros, Celso; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; DANNY PIMENTEL CLAROTrabalho de Evento The impact of Private Equity and Venture Capital Growth on Performance(2017) ANDREA MARIA ACCIOLY FONSECA MINARDI; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Moreira, Lucas do Amaral