Coleção de Trabalhos Apresentados em Eventos
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Trabalho de Evento Opções reais em um contexto de interação estratégica(2004) SERGIO GIOVANETTI LAZZARINI; ANDREA MARIA ACCIOLY FONSECA MINARDIAnálises convencionais de opções reais tendem a recomendar que investimentos sejam postergados por um tempo muito elevado, pois falham em considerar os efeitos estratégicos de comprometer recursos antecipadamente. Por exemplo, uma firma que espera o momento de resolução de incertezas para investir em um determinado projeto sofre o risco de que competidores irão se antecipar e comprometer recursos, o que irá impedir ou reduzir a atratividade da entrada posterior da firma. O objetivo do presente trabalho é discutir como a análise de opções pode incorporar princípios de interação estratégica entre empresas e outros agentes envolvidos na decisão de exercer ou postergar investimentos. Utilizando-se instrumental de teoria dos jogos, o artigo ilustra este tipo de análise com um modelo simples de entrada de firmas em um mercado cujo potencial é incerto. Discutem-se também outras possíveis aplicações para o estudo de alianças estratégicas, inovação, e sistemas de produção flexível.Trabalho de Evento Competitiveness and coordination of the brazilian market pulp chain(2006) PRISCILA BORIN DE OLIVEIRA CLARO; Zylbersztajn, D.; DANNY PIMENTEL CLARO; Gonçalves, R. N. C.Trabalho de Evento From revolt to entrepreneurship: rappers’s small labels in São Paulo(2006) CHARLES KIRSCHBAUMTrabalho de Evento Políticas públicas e aprendizagem tecnológica no Brasil: os casos dos setores de energia elétrica e de bens de informática(2006) Barros, Henrique Machado; DANNY PIMENTEL CLARO; Chaddad, Fabio RibasEste artigo examina como políticas públicas para a inovação afetam o comportamento das empresas com relação à aprendizagem tecnológica. Através de entrevistas com profissionais ligados às atividades de Pesquisa & Desenvolvimento, o trabalho identifica como empresas têm respondido aos esforços governamentais brasileiros para estimular a capacitação tecnológica das mesmas. São comparadas empresas do setor de energia elétrica do Brasil e do setor de informática do Pólo Industrial de Manaus. De uma forma geral, os resultados indicam que as políticas de inovação têm contribuído para aumentar o interesse das empresas por inovação. No entanto, esse interesse tem se mostrado maior por parte das empresas cujo controle de capital é estatal ou estrangeiro do que pelas empresas de controle de capital privado nacional. Isso é particularmente relevante, pois as empresas de capital privado nacional atuam num mercado pouco regulamentado e, portanto, estão mais sujeitas às forças de mercado, onde o nível de competição é crescente. O limitado interesse dessas empresas por inovação reforça a idéia de que políticas de inovação não podem englobar apenas ações voltadas para o lado da oferta, nem podem estar dissociadas de políticas voltadas para o fortalecimento do ambiente institucional.Trabalho de Evento How do Outsider Styles Become Legitimated? The Introduction of Bossa Nova in the Jazz Field(2006) CHARLES KIRSCHBAUMTrabalho de Evento Teoria dos Jogos e Micro-Sociologia: Avenidas de Colaboração(2007) CHARLES KIRSCHBAUM; TATIANA IWAITrabalho de Evento Strategic Pricing Incorporating an Anticipation of Competitors' Reactions: a Study in the Auto Insurance Industry(2007) SERGIO GIOVANETTI LAZZARINI; Moura, Marcelo L.; Caetano, Marco Antônio Leonel; RINALDO ARTES; Goldberg, Marcelo B.; Silva, César E.Trabalho de Evento Trust in channel relationships: calculative, affective, belief and performance(2007) DANNY PIMENTEL CLARO; PRISCILA BORIN DE OLIVEIRA CLARONão informadoTrabalho de Evento Fields and Social Networks: Comparable Metaphors of Social Space?(2007) CHARLES KIRSCHBAUMTrabalho de Evento Networking and developing collaborative alliances: the impact of the network on joint action(2007) DANNY PIMENTEL CLARO; PRISCILA BORIN DE OLIVEIRA CLARO; SERGIO GIOVANETTI LAZZARINITrabalho de Evento Polícia para quem precisa? um estudo sobre a eficácia dos processos administrativos envolvendo policiais civis na Corregedoria Geral da Bahia no Período 2005-2006(2008) SANDRO CABRAL; Barbosa, Allan Claudius Queiroz; SERGIO GIOVANETTI LAZZARINITrabalho de Evento Aspectos Institucionais nas Relações de Co-Autoria(2008) CHARLES KIRSCHBAUM; Strehlau, Suzane; Mascarenhas, André OfenhejmVários pesquisadores nacionais vêm celebrando o aumento das colaborações entre autores e instituições. Esse aumento de colaboração se dá de forma paralela ao aumento de produtividade e qualidade da produção nacional. Nesse artigo, nos interessamos em analisar os aspectos institucionais, formais e informais, subjacentes à co-autoria. Esses elementos fornecem subsídios para interpretar o sentido da ação da colaboração, além da descrição do comportamento. Através da utilização da etnometodologia, propomos para os respondentes que se posicionassem frente a situações fictícias de co-autoria. Esse posicionamento inclui tanto a explicitação da opinião sobre o que deveria ser feito, assim como a percepção das práticas mais recorrentes na comunidade onde estava inserido. Os resultados apontam uma forte associação entre as percepções das práticas da comunidade com o vínculo institucional. Em contraste, outras características pessoais não se mostraram relevantes. Além disso, não houve nenhum padrão identificado entre as opiniões sobre a co-autoria e qualquer variável individual. A partir desse quadro e munidos dos comentários dos respondentes, traçamos algumas intepretações dos mecanismos que levam aos mecanismos distintos observados.Trabalho de Evento O impacto de capital humano, capital social e práticas gerenciais na sobrevivência de empresas nascentes: um estudo com dados de pequenas empresas no Estado de São Paulo(2008) Mizumoto, Fabio Matuoka; RINALDO ARTES; SERGIO GIOVANETTI LAZZARINI; Hashimoto, Marcos; Bedê, Marco AurelioA literatura tem encontrado que firmas menores e mais jovens têm, em geral, maior risco de fechamento do que empresas maiores e já estabelecidas no seu setor. O objetivo da nossa pesquisa é examinar empiricamente o impacto de três fatores que podem prolongar a sobrevivência de empresas nascentes: o capital humano do empreendedor, o seu capital social, e a adoção práticas gerenciais após a nova firma ser aberta. Com base na amostra de 1.961 empresas abertas e registradas na JUCESP (Junta Comercial do Estado de São Paulo) entre os anos de 1999 e 2003, realizamos um estudo de cunho quantitativo para examinar a probabilidade de sobrevivência destas empresas. Algumas variáveis se mostraram estatisticamente significantes para explicar a probabilidade de sobrevivência da empresa nascente – dentre elas, o grau de escolaridade do empreendedor e sua preparação prévia antes de abrir ao negócio (relacionados ao seu capital humano), a existência de pessoas na família com negócios similares (relacionada ao seu capital social) e, principalmente, a adoção de práticas gerenciais tais como a busca de antecipar acontecimentos e a procura por informações relevantes. Estes resultados ressaltam a necessidade de considerar elementos de diferentes abordagens teóricas visando explicar as chances de sobrevivência de novos empreendimentos.Trabalho de Evento Relacionamentos nos Canais: Uma Investigação Exploratória no Canal Alimentar no Brasil(2008) Laban Neto, Silvio AbrahaoA pesquisa acadêmica e a prática empresarial reconheceram, há muito, a importância da gestão do relacionamento entre as empresas envolvidas nas funções de distribuição. Praticamente, todas as interações entre os agentes que atuam no canal de distribuição apresentam elementos relacionais que podem ser utilizados para coordenar as atividades e gerenciar o relacionamento entre esses agentes No entanto, podemos afirmar que, apesar da evolução no estudo dos relacionamentos entre os agentes no canal de distribuição, existem diversas oportunidades de investigação a explorar. Essas oportunidades se tornam ainda maiores, quando consideramos o volume da produção acadêmica voltada ao contexto brasileiro. Este trabalho de pesquisa tem como objetivo descrever os relacionamentos que se desenvolvem entre os diversos agentes no canal de distribuição de alimentos (indústria, atacado e varejo), procurando caracterizar seu estágio atual e oferecer hipóteses a serem investigadas que poderão contribuir para seu aperfeiçoamento. Foram desenvolvidas onze hipóteses relacionadas aos resultados dos relacionamentos, o processo de negociação, a utilização de poder, a existência de conflito e cooperação e a respeito dos impactos da informalidade tributária.Trabalho de Evento Performance-based pay and promotion: do they foster firms’ innovativeness? empirical evidence from Brazil(2009) Barros, Henrique Machado; SERGIO GIOVANETTI LAZZARININão informadoTrabalho de Evento Determinantes da escolha de canais na ótica do cliente: um estudo do mercado industrial da tecnologia da informação(2010) Soares, Guilherme; Barros, Henrique Machado; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZOCompreender a natureza dos canais de distribuição é importante, pois escolher entre estes canais é uma das decisões mais complexas a serem tomadas pelos fabricantes, levando em consideração a preferência dos clientes. Os canais de marketing podem existir em dois arranjos básicos que se diferenciam pela ausência (ou presença) de intermediários. Isso se aplica tanto nos casos em que os clientes são indivíduos quanto nos casos em que os clientes são corporações. Em ambos os casos, a decisão de selecionar os fornecedores pode considerar outras variáveis nem sempre associadas ao produto, mas associadas ao relacionamento que se pretende ter. O uso de representantes independentes de vendas aumenta a eficiência da disponibilidade dos produtos ao mercado brasileiro. No segmento de tecnologia da informação, tradicionalmente competitivo, estabelecer canais de marketing eficientes é imprescindível. Embora a gestão de canais envolva um fórum de decisão bastante amplo, é crítico para as empresas entender os determinantes para que o cliente opte ser provido diretamente pela força de vendas própria do fabricante ou através de canais intermediários de vendas. A literatura de marketing, por sua vez, tem dado mais ênfase aos efeitos dos atributos dos agentes e dos relacionamentos para a continuidade destes, mas pouco tem explorado como tais atributos efetivamente afetam a decisão do cliente preferir um canal a outro. Além disso, muito a respeito da literatura de múltiplos canais está relacionada ao contexto B2C (business-to-consumer), ou seja, mercado de consumo ao invés do mercado corporativo. A literatura de canais de marketing sobre o as relações no mercado corporativo, ou B2B (business-to-business), é menos expressiva que aquela sobre o mercado consumidor. Portanto, esta pesquisa se propõe a analisar de forma empírica os principais determinantes da escolha dos clientes corporativos de serem atendidos pela da força direta do próprio fabricante ou através da intermediação de um canal de vendas, suportando esta decisão de uma maneira mais robusta que uma simples comparação de preço. A pesquisa foi feita com base nos dados levantados junto aos clientes corporativos do mercado de tecnologia da informação brasileiro, especificamente no setor de hardware. O trabalho revisa os conceitos de canais de marketing, de valor percebido e de relacionamento corporativo bem como identifica que os fatores lealdade, confiança, importância do cliente, intimidade entre cliente e fornecedor, e custo de troca de fornecedores podem afetar a escolha do canal de marketing pelo cliente. Com base em um modelo estatístico logit binomial, as análises das percepções de 678 firmas revelaram que os fatores ‘importância do cliente’ e ‘intimidade’ levam os clientes a terem preferência pelo atendimento direto do fabricante. Por sua vez, os demais fatores não foram identificados (estatisticamente) como determinantes para a escolha do canal de marketing.Trabalho de Evento Envolvimento e Percepção dos Consumidores em Relação a Marcas Reposicionadas(2011) Szylit, Flavia; GIULIANA ISABELLA; Barros, Lucia Salmonson GuimarãesO objetivo desse estudo foi identificar a relação entre o envolvimento do consumidor com uma marca, a percepção de seu reposicionamento e a probabilidade de compra da marca reposicionada. Como objeto de estudo, utilizou-se a rede de fast food McDonald’, que incluiu alimentos saudáveis em seu cardápio, como parte do esforço de reposicionamento da marca. A coleta de dados foi feita por meio de questionários on-line, os quais foram respondidos por uma amostra de 214 indivíduos. A análise de dados foi feita utilizando-se a econometria, permitindo a elaboração de um modelo de equações simultâneas com duas regressões, nas quais as variáveis dependentes são percepção e consumo. Os resultados indicaram que a percepção do reposicionamento depende positivamente da importância que o consumidor dá a uma alimentação balanceada e da frequência que o consumidor vai ao McDonald’s, e negativamente da idade, sexo, escolaridade do consumidor e da importância que o consumidor dá ao valor nutricional dos alimentos. O estudo sugere que a percepção é influenciada por estímulos pessoais e pelo envolvimento afetivo com a marca, enquanto a aderência ao novo posicionamento não é influenciada por nenhum tipo de envolvimento, mas sim por estímulos pessoais.Trabalho de Evento Invasões de terra e meio-ambiente: um efeito no perfil do investimento(2011) PAULO FURQUIM DE AZEVEDO; Orellano, Verônica Inês Fernandez; Saes, Maria Sylvia Macchione; Nascimento, Viviam Ester de SouzaTrabalho de Evento Ativos estratégicos de conhecimento do mercado, diversificação relacionada e desempenho: evidências da indústria de transporte aéreo(2011) Arruda, Lucas Mello de Campos; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Barros. Henrique MachadoEstudos empíricos têm demonstrado que os ativos estratégicos agregam informação relevante no entendimento da relação entre a estratégia de diversificação e a lucratividade da firma. Apesar dos inúmeros trabalhos realizados no campo da diversificação, os ativos de conhecimento de mercado não foram testados empiricamente na relação mencionada. Este artigo tem por objetivo apresentar a avaliação dos ativos de conhecimento do mercado, testando seu efeito na lucratividade das firmas, bem como o efeito de moderação na relação entre a diversificação relacionada e a lucratividade. A análise empírica faz uso da indústria de Transporte Aéreo para obter evidências das dinâmicas competitivas adotadas pelas firmas e contempla uma regressão com estimação via mínimos quadrados com dados de painel de três anos, cada um pertencente a uma fase distinta dos ciclos de crescimento do setor nos Estados Unidos (ciclos de expansão, declínio e contração). Os resultados encontrados suportam o fato dos ativos de conhecimento do mercado, usados para o aumento de barreiras à entrada e para o aumento do poder de mercado, possuírem uma relação estatisticamente relevante com a lucratividade da firma, bem como um efeito de moderação na relação entre diversificação relacionada e lucratividade. Para o primeiro caso, a capacidade da firma de aumentar suas barreiras à entrada apresentou uma relação positiva com a lucratividade, enquanto a dinâmica de aumento do poder de mercado demonstrou possuir uma relação negativa. Para o segundo caso, os ativos dedicados ao aumento das barreiras à entrada demonstraram um efeito de moderação tal que a diversificação relacionada gera mais retorno às firmas quanto mais proeminentes forem estes ativos. Por outro lado, para os ativos de conhecimento do mercado dedicados ao aumento do poder de mercado, o efeito de moderação é tal que a diversificação relacionada gera mais retorno às firmas quanto menos proeminentes forem estes ativos.Trabalho de Evento Vaidade e motivação masculina nos cuidados com a aparência(2012) Strehlau, Vivian Iara; DANNY PIMENTEL CLARO; Laban Neto, Silvio Abrahao'Beleza e vaidade são aspectos normalmente associados a mulheres. Em uma perspectiva sociocultural, três razões principais são apontadas para explicar os motivos da preocupação com atratividade física ser maior para as mulheres que para homens (BURTON