Coleção de Artigos Acadêmicos

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    Artigo Científico
    Uma análise de rankings de escolas brasileiras com dados do SAEB
    (2012) Franco, Ana Maria Paiva; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
    Os elaboradores de políticas educacionais têm dado enfoque às políticas de “responsabilização” como forma de melhorar a qualidade da educação. Com base no desempenho dos alunos em testes padronizados, constroem-se medidas para classificação das escolas e estabelecem-se metas para guiar políticas de incentivo, assistência e sanção às escolas, como no caso do Chile e dos EUA. Em alguns casos, pode ser difícil obter rankings confiáveis, devido à elevada estratificação social no sistema educacional e ao problema de reversão para a média, que causam ruído nas estimativas. Neste trabalho foram analisadas diferentes medidas utilizadas para se construir rankings de escolas a partir das avaliações feitas pelo SAEB na 4ª série do Ensino Fundamental. Uma das medidas analisadas parece atender aos requisitos de ser estável e, ao mesmo tempo, não refletir principalmente o status socioeconômico dos alunos.
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    Artigo Científico
    Usando as lentes da estratégia para compreender os determinantes do desempenho em projetos de pesquisa e inovação agropecuária
    (2015) Ramos, Pedro Canna Brazil; SANDRO CABRAL
    O presente trabalho objetiva identificar os fatores que afetam o desempenho de projetos de pesquisa e inovação agropecuária numa instituição pública de pesquisa. Selecionou-se uma amostra de 40 projetos de pesquisa da Embrapa e os resultados apontam que equipes heterogêneas e a formação de parcerias, redes e alianças influenciam positivamente no número de tecnologias geradas pelos projetos de pesquisa. O trabalho apontou um trade-off entre número de publicações científicas dos projetos e o número de tecnologias geradas pelos projetos. O número de artigos científicos gerados está correlacionado com a homogeneidade da equipe e com número de pesquisadores envolvidos nos projetos.
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    Artigo Científico
    Determinantes da participação e sucesso das micro e pequenas empresas em compras públicas: uma análise empírica
    (2015) SANDRO CABRAL; Reis, Paulo Ricardo da Costa; Sampaio, Adilson da Hora
    Tendo como base discussões recentes sobre as relações entre estratégia e desempenho no setor público, no presente trabalho analisam-se os condicionantes da participação e do sucesso de micro e pequenas empresas (MPE) em compras públicas a partir de alterações na legislação, favorecendo tais grupos. Adota-se uma abordagem de natureza quantitativa e desenvolve-se um conjunto de hipóteses, que são testadas usando uma base de dados única, com informações detalhadas de 542 contratos de compras realizados por um órgão da administração pública federal brasileira, entre 2005 e 2011. Os resultados demonstraram que as mudanças insti tucionais, promovidas por uma nova regulamentação, contribuíram significativamente para o aumento na participação de MPE nos processos de licitações do órgão pesquisado, porém não alteraram a probabilidade de êxito dessas empresas nos certames públicos, colocando em perspectiva a eficácia da legislação implantada. Adicionalmente, os resultados sugeriram que fatores estratégicos, associados ao ambiente competitivo, aos atributos transacionais e às capacidades inerentes aos participantes, influenciam seu acesso e as chances de sucesso em compras públicas.