Coleção de Artigos Acadêmicos
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Artigo Científico Senso de autoeficácia de professores de alunos com autismo surdos em escolas bilíngues.(2021) Lopes, Raquel Aparecida; Amato, Cibelle Albuquerque de La Higuera; Moura, Maria Cecília de; Ribeiro, Adriana de FátimaA Autism Self-Efficacy Scale for Teachers (ASSET) avalia as crenças de autoeficácia dos professores em sua capacidade para desempenhar tarefas no ensino de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O estudo objetivou identificar e analisar a autoeficácia docente (AED) de 38 professores de alunos com TEA surdos atuantes em EMEBS - Escolas Municipais de Educação Bilíngue para surdos e em escolas regulares polos de atendimento inclusivos e bilíngues para surdos no Brasil. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se a ASSET. Os resultados apontam que a maioria dos participantes está confiante com os itens avaliados, o que pode ser um potencial preditor das atitudes docentes em contextos educacionais bilíngues, uma vez que a autoeficácia exerce um papel determinante do pensamento, comportamento e desempenho de uma ação. Este trabalho ressalta a importância de instrumentos de autoavaliação voltados à professores que atuam na educação pessoas com TEA surdas no Brasil.Artigo Científico PERFIL DE PROFESSORES DE ALUNOS SURDOS COM AUTISMO EM ESPAÇOS ESCOLARES BILÍNGUES(2023) Lopes, Raquel Aparecida; Matos, Carine Gurunga deO presente estudo teve como objetivo traçar o perfil de professores que atuam com alunos surdos com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo). Traz resultados de uma investigação mais ampla junto a estes profissionais que hoje exercem esse trabalho nas EMEBS - Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos e em escolas regulares polos de atendimento inclusivo e bilíngues para Surdos, evidenciando as diferentes regiões em que atuam, o gênero, a faixa etária, a formação e o tempo de atuação. A investigação baseou-se em um questionário tipo survey exploratório de abordagem quanti-qualitativa, aplicado através de plataforma online e acessado no editor de texto do Google Docs, com a participação de 38 professores das 5 diferentes regiões do Brasil. Foram conduzidas análises descritivas de percentual. Os resultados assinalam que a maioria dos participantes (89,5%) são do sexo feminino e residem na região Sudeste do Brasil (51,4%), em relação à faixa etária, 34,2% possuem entre 41 e 45 anos e a maioria é ouvinte (92,1%), sendo que apenas 7,9% são professores Surdos. A escolaridade dos professores é predominantemente em nível de Pósgraduação Lato Sensu (78,7%). Em relação ao tempo de atuação, grande parte (60,5%) trabalha no período equivalente entre 1 e 10 anos na educação de surdos. Espera-se que esse estudo possa subsidiar discussões a respeito do perfil do corpo docente que atua na educação de pessoas surdas com TEA no Brasil.