Coleção de Artigos Acadêmicos

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    Artigo Científico
    An analysis of income differentials by marital status
    (2008) Madalozzo, Regina Carla
    O casamento não oficializado, coabitação, tem se tornado cada vez mais freqüente nas últimas décadas. O objetivo deste trabalho é examinar a relação entre os salários das mulheres casadas e das solteiras ou coabitantes. A literatura a este respeito mostra que, enquanto o prêmio financeiro para o casamento é verificado em diversos estudos e países quando o objeto de estudo são os homens, o resultado para mulheres não é conclusivo. A principal inovação do presente estudo é a existência de controles para seleção, tanto na escolha em participar da força de trabalho como de alterar seu estado civil. Regressões "switching" e decomposição de Oaxaca mostram a existência de uma penalização financeira para mulheres casadas. Corrigindo para ambos os tipos de seleção, a diferença nos salários das mulheres casadas com relação às coabitantes varia entre 49% e 53%, favorecendo as coabitantes. Este resultado aponta para a existência de uma penalidade ao casamento.
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    Artigo Científico
    A relação entre educação pré-primária, salários, escolaridade e proficiência escolar no Brasil
    (2009) Curi, Andréa Zaitune; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
    Neste artigo analisamos a relação entre a educação pré-primária (creche e pré-escola) e os salários, a escolaridade e a proficiência escolar no Brasil, utilizando dados da PPV e do SAEB. Os resultados mostram que a pré-escola tem uma relação positiva e significante com a conclusão dos quatro ciclos escolares, com efeito marginal crescente nos três primeiros, e que a creche tem relação positiva e significante apenas com a conclusão do ensino médio e do ensino universitário. Além disso, a pré-escola está associada com um aumento de 1 ano e meio de escolaridade e de 16% na renda, independentemente da sua relação com a educação. Finalmente, os alunos que frequentaram a pré-escola têm um desempenho escolar melhor, medido por testes de proficiência, na 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e na 3ª série do ensino médio.
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    Artigo Científico
    O papel do capital humano na trajetória da desigualdade de salários no Brasil no período de 1981 a 2006
    (2008) Tavares, Priscilla Albuquerque; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
    Este artigo estuda o impacto das transformações educacionais que vem ocorrendo no mercado de trabalho sobre a desigualdade de salários no Brasil entre 1981 e 2006. Os resultados mostram que os retornos à educação relacionam-se positivamente com a desigualdade de salários. A despeito do aumento da qualificação da força de trabalho, o efeito-composição, que atuou no sentido de elevar a desigualdade de salários nos anos 1980, não vem apresentando impactos significativos sobre a dispersão salarial desde então, mas deve colaborar para a redução da iniqüidade salarial a partir de 2012. Finalmente, conclui-se que as mudanças na desigualdade de salários no Brasil estão concentradas na cauda inferior da distribuição.
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    Artigo Científico
    O diferencial de salários formal-informal no Brasil: segmentação ou viés de seleção?
    (2004) NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO; Mendes, Marcos; Almeida, Eduardo Simões de
    Neste artigo são investigados os determinantes do diferencial de salários entre os mercados de trabalho formal e informal no Brasil. Utiliza-se um método econométrico de cross-section repetidas (pseudo-paineis), no qual o agrupamento dos dados por geração, tempo e escolaridade permite controlar o fenômeno estudado por características observáveis e não observáveis dos indivíduos. Há fortes evidências de viés de auto-seleção, indicando que os salários mais altos no setor formal decorrem dos melhores atributos individuais não observáveis dos empregados neste setor e não de características intrínsecas a este setor, como seria de se esperar pela hipótese de segmentação.
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    Artigo Científico
    O papel da oferta e da demanda por qualificação na evolução do diferencial de salários por nível educacional no Brasil
    (2014) Pecora, Alexandre Reggi; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
    Este artigo tem como objetivo analisar o impacto da oferta e da demanda por trabalho qualificado sobre o diferencial de salários entre trabalhadores de elevada e baixa qua lificação para o Brasil, durante o período de 1992 a 2009. Para tanto, foi utilizado um modelo microeconômico de oferta e demanda por trabalho qualificado, em que o grupo de baixa qualificação é formado por uma combinação CES entre o grupo intermediário e não qualificado. Os resultados apontam para uma elevação do diferencial de salários entre o trabalho de elevada qualificação (com ensino superior) e baixa qualificação (com ensino médio ou ensino básico) no período de 1992 a 2001, impulsionada pelo aumento da demanda por trabalho qualificado. Porém, no período de 2002 a 2009, houve uma pequena diminuição desse diferencial, determinada pela intensificação da oferta relativa de trabalho qualificado que ocorreu durante esse período.
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    Artigo Científico
    Educação, salários e a alocação de trabalhadores entre tarefas: teoria e evidências para o Brasil
    (2012) Fernandes, Reynaldo; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
    Esse artigo constrói um modelo competitivo que relaciona os salários relativos e a alocação de trabalha dores com diferentes níveis de educação à demanda e à oferta de competências, fornecendo evidências empíricas para o caso do Brasil. O modelo assume que todos os trabalhadores qualificados realizam tarefas complexas, que todos os trabalhadores não qualificados executam tarefas simples e que os intermediários podem fazer ambas.A distribuição dos trabalhadores intermediários nas tarefas é gerada endogenamente para maximizar o produto total da economia. O modelo é simulado empiricamente para a economia brasileira entre 1981 e 2009. Os resultados sugerem que houve um aumento na demanda relativa por trabalhadores qualificados nas tarefas complexas e pelos intermediários em tarefas simples. Sem esses choques de demanda, os salários relativos dos trabalhadores intermediários teriam se reduzido ainda mais e os dos trabalhadores qualificados teriam declinado nos últimos 30 anos.