Programa Avançado em Gestão Pública
URI permanente para esta coleçãohttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3258
Navegar
16 resultados
Resultados da Pesquisa
Trabalho de Conclusão de Curso A escassez de moradias adequadas no Brasil e a experiência do Programa Cheque Minha Casa no Estado do Maranhão(2022) Silva, Monique Martins daA falta de moradias adequadas para toda a população é um tema que permeia o debate público no Brasil há muitos anos. O objetivo central desse trabalho é analisar e compreender a profundidade desse problema no Brasil, bem como discutir o potencial do programa Cheque Minha Casa do Governo do Estado do Maranhão na solução desse problema. Propõe-se, assim, apresentar reflexões e analisar o contexto no qual a escassez de habitações adequadas no país se insere, a partir das análises de stakeholders e PESTEL, além de destacar possíveis soluções para o problema e detalhar o funcionamento do programa Cheque Minha Casa, de modo que seja possível compreender seu potencial frente ao tema abordado, destrinchando-o através da análise SWOT. Assim, esse estudo permitiu perceber que o Programa Cheque Minha Casa é sim uma alternativa viável para o problema elencado, no entanto, adequações ao contexto nacional são essenciais para que sua implementação seja possível a nível Brasil.Trabalho de Conclusão de Curso Enfrentamento à Mortalidade Materna no Maranhão: o caso do Cheque Cesta Básica Gestante(2022) Gomes, Mariana Barros da NóbregaTrabalho de Conclusão de Curso Análise da política pública de expansão das vagas em creches no município do Rio de Janeiro(2022) Girão, Luiza Helena VieiraO presente trabalho tem como objetivo analisar a política pública de expansão de vagas em creches no município do Rio de Janeiro que, para atender a meta do Plano Nacional de Educação, deve criar mais de 23 mil novas vagas até 2024. Inicialmente, buscou-se fazer um diagnóstico da oferta de vagas em creches da rede própria e parceira, apresentar os desafios do sistema de monitoramento da demanda por vagas e realizar uma breve análise do orçamento do município do Rio de Janeiro para a educação infantil. Utilizou-se de ferramenta PESTAL para analisar o macroambiente na qual a política pública está inserida e, através da Análise de Stakeholders, buscou-se identificar indivíduos e organizações que possuem interesses ou são afetados pela política pública. Em seguida, levantou-se vantagens e desvantagens de algumas das alternativas utilizadas por outros municípios brasileiros para aumentar a oferta de vagas em creches. A partir desse levantamento, sugeriu-se manter a expansão do atendimento das creches por meio de parcerias entre o setor público e privado e listou-se estratégias para potencializar a expansão das vagas por meio desse mecanismo.Trabalho de Conclusão de Curso Trabalho de Conclusão de Curso Formação continuada de professores: uma análise das estratégias dotadas nos momentos formativos(2022) Francisco , João LuizO objetivo principal deste estudo é identificar, a partir da observação de quatro encontros formativos, realizados por duas redes de ensino, se as formações continuadas oferecidas aos educadores possuem características de programas eficazes. Tal tema torna-se relevante uma vez que é desejável que se oferte aos professores das redes públicas de educação formações continuadas que adotem estratégias de ensino que sejam eficazes e tenham o potencial de melhorar a prática docente. Na esfera federal, são encontradas iniciativas como Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e a Rede Nacional de Formação Continuada de Professores. Em relação aos estados, cada um desenvolve sua própria política pública para essa área. Os encontros formativos, objeto de estudo deste trabalho, foram observados com base em um formulário desenvolvido por Francisco (2022) que apresenta características de programas de formações continuadas eficazes. Como resultado, foi possível perceber que todas as formações assistidas possuem conteúdos atualizados. Já em relação as estratégias adotadas, constatou-se que todo o processo é muito centrado na atuação do formador. Também não se observou a presença de momentos estruturados para o compartilhamento de experiências e a análise de vídeos e/ou descrições escritas de situações de sala de aula. Quanto a gestão da formação, nenhuma foi iniciada com a apresentação dos seus objetivos. No entanto, as orientações dadas aos cursistas para a realização das atividades apresentaram-se claras, com espaço para que os cursistas sanassem suas dúvidas.Trabalho de Conclusão de Curso Avaliação de resultado de projeto rede: projeto de apoio à educação inclusiva na rede municipal de ensino de São Paulo(2020) Kaneko, YumiEste trabalho realiza análise de resultado de uma parte da Política de Atendimento à Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, denominado Projeto Rede, que foi implementado a partir de 2010. O objetivo principal do Projeto é oferecer suporte aos alunos com deficiência e com comprometimento funcional para melhorar a permanência do aluno e contribuir com a efetiva participação dos alunos nas atividades escolares. Metodologia: analisou-se o papel do Projeto Rede dentro da Política de Atendimento à Educação Especial e foi elaborado um modelo lógico. Baseado em modelo lógico foram estipulados os indicadores quantitativos e qualitativos. Os indicadores avaliados foram coletados pelo administrador do Projeto ao longo de 10 anos. Além destes indicadores também foi feita a análise de possíveis outcomes através do estudo comparativo da série histórica (2010 a 2018) entre alunos com e sem deficiência matriculada no 9º ano. Estes dados foram obtidos através dos microdados de matriculados disponíveis no Portal de Dados Abertos da Prefeitura de São Paulo. Resultado: o Projeto Rede iniciou suas atividades para atender a demanda de 436 alunos de 373 escolas da rede municipal de educação em 2010. Após 10 anos de atividade a demanda cresceu para atendimento de 5092 alunos de 808 escolas. Foram observados os indícios de execução satisfatória do serviço proposto e da melhora de participação dos alunos atendidos. Com relação à melhoria de permanência dos alunos na escola, a pesquisa mostra atualmente 90% dos alunos atendidos pelo Projeto Rede permanece todo o período na escola quando presente e também tem permanecido na sala de aula junto com outros alunos durante o período de aulas e, paralelamente, observou-se melhoria na participação em diversas atividades escolares. Entretanto, nota-se persistência da alta taxa de absenteísmo. A Política de Atendimento à Educação Especial atraiu o ingresso de alunos com deficiência mais grave no decorrer da sua implementação, o que explica a manutenção da elevada taxa de absentísmo dos alunos atendidos, uma vez que estes alunos faltam mais na escola pela necessidade de conciliar o estudo com tratamento de saúde, aumentando paradoxalmente o seu absenteísmo. Além da disponibilização de cuidadores escolares, houve atividades de formação de equipe escolar e de pais com intuito de sensibilizar o público em relação à inclusão. Como possíveis outcomes da implementação da Política de Atendimento à Educação Especial, foram constatados: ingresso de alunos com deficiência mais graves na rede, aumento da proporção de alunos com deficiência matriculada no 9º ano ao longo do período analisado; a média da taxa de aprovação de alunos com deficiência superior à média dos alunos sem deficiência; e há redução progressiva da média de idade dos alunos aprovados com deficiência no 9º ano, se aproximando progressivamente à média geral. Conclusão: os resultados esperados da política foram atingidos na sua maioria e houve indícios de avanço significativo na inclusão de alunos com deficiência na Rede Municipal de EducaçãoTrabalho de Conclusão de Curso Avaliação de desempenho funcional no Ministério Público do Estado de São Paulo: Diagnóstico do modelo e possibilidades estratégicas para a gestão de pessoa(2021) Pereira, Murillo AffonsoA crescente demanda pela profissionalização do serviço público implica em inúmeros desafios. Fomentar a inovação, aumentar eficiência e eficácia, criar métricas de desempenho, avaliar processos, gerir pessoas e mensurar resultados são alguns dos eixos que as organizações devem prezar para aumentar o impacto positivo dos serviços prestados à população. Nesse contexto, devido à sua gama de atribuições constitucionais, pensar em eficiência também no âmbito do Ministério Público não é questão trivial. Considerando a importância estratégica da gestão de pessoas na profissionalização do serviço público, o presente trabalho tem como objeto de estudo a avaliação de desempenho dos servidores do Ministério Público do Estado de São Paulo, o maior do país. Para tanto, analisa-se a efetividade da metodologia instituída pela Resolução n. 1.297/2020 da Procuradoria Geral de Justiça, que altera o modelo até então vigente. Trata-se de estudo de caso descritivo e avaliativo, com abordagem qualitativa. Por meio de entrevistas, de pesquisas e levantamentos teóricos, o presente trabalho busca compreender o processo de implementação e o impacto das mudanças, bem como identificar na literatura especializada as referências de boas metodologias de avaliação de desempenho funcional, estimulando a reflexão acerca do novo modelo da instituição. A partir de tais análises é elaborado um diagnóstico e apresentadas proposições para embasar um modelo de avaliação de desempenho eficiente e replicável em outros ministérios públicos estaduais do Brasil.Trabalho de Conclusão de Curso As Políticas de Inclusão Digital na cidade de São Paulo(2020) Souza, Flávia Rodrigues deO presente trabalho tem por objetivo propor melhorias na gestão das políticas de inclusão digital da cidade de São Paulo. Atualmente a Prefeitura de São Paulo possui três programas, o Programa WiFi Livre SP, os Telecentros e a Rede Fab LaB Livre SP, coordenado pela Coordenaria de Inclusão Digital, que juntos impactam milhares de pessoas por ano, sobretudo aqueles mais vulneráveis. Este trabalho descreve a atuação da coordenadoria responsável pelas programas, seus formatos, suas relações, vertentes de atuação e propõe melhoria da gestão de tais programas como forma de legitimá-los enquanto políticas de inclusão digital.Trabalho de Conclusão de Curso Governança Corporativa no Estado de Alagoas e o fomento a melhoria dos desempenhos municipais(2020) Monteiro, Caroline Leite de GusmãoEste Trabalho de Conclusão de Curso sugere melhorias ao funcionamento do sistema de governança que opera no estado de Alagoas desde 2015. O estudo inicia analisando o desenvolvimento da Administração Pública Patrimonialista, passando a Administração Pública Burocrática e finalizando na Administração Pública Gerencial, assim é introduzido o conceito de Governança. Posteriormente, é apresentada a estrutura da Governança Corporativa em Alagoas, o contexto de sua criação, as motivações para melhoria do modelo (programas/projetos que não tem seus objetivos atendidos ao sofrer sucessões de gestões e a baixa capacidade de investimentos municipais), além de ser realizada uma comparação da situação vivenciada no estado com o Guia dos 10 passos para a Boa Governança elaborado pelo Tribunal de Contas da União. Ao longo do trabalho são discutidas as possíveis causas dos problemas e suas prováveis consequências, tendo como finalização a proposição de melhorias ao sistema adotado.Trabalho de Conclusão de Curso Gestão de transferências voluntárias da União em pequenos municípios(2020) Freitas, Bruno AlexandreO presente trabalho analisa a gestão das transferências voluntárias da União em municípios de pequenos porte. Primeiramente, realizou-se uma análise sobre o tema, em especial sobre a literatura disponível acerca do Federalismo, Centralização e Descentralização, Federalismo Fiscal e Transferências da União. Em seguida, ocorreu uma análise das informações sobre as transferências voluntárias e os impactos nos municípios. Na sequência, verificou-se os aspectos das transferências voluntárias da União pactuadas entre os anos de 2011 e 2018 nos municípios com até 10.000 habitantes. Em seguida, os problemas na execução dos instrumentos foram identificados. Por fim, foi elaborado um guia de boas práticas de gestão das transferências voluntárias nos pequenos municípios.