Doutorado em Economia dos Negócios
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Tese Previsão Da Inflação No Brasil Utilizando Abordagem Desagregada E Aprendizado De Máquina(2023) Ferreira, Bruno PauloO presente trabalho aborda a utilização de técnicas de aprendizado de máquina para prever a inflação agregada a partir de dados desagregados de preços de diferentes categorias. São utilizados dados de séries temporais de preços de bens e serviços, bem como dados macroeconômicos relevantes, para construir o modelo de previsão. O modelo é construído usando uma variedade de algoritmos de aprendizado de máquina, incluindo modelos de regularização, árvores de decisão e máquinas de vetor de suporte (SVM). Os resultados indicam que o modelo proposto apresenta desempenho superior aos modelos de previsão adotados como benchmark neste estudo. Além disso, o estudo mostra que o desempenho do modelo é aprimorado quando os dados desagregados são incluídos no modelo.Tese Essays on banking(2021) Martins , Claudia BruschiNos dois primeiros capítulos, esta tese avalia os impactos das mudanças na regu lação bancária sobre o mercado de crédito ocorridas no Brasil. No último capítulo, expõe-se como o uso de dados bancários alternativos pode melhorar a compreensão da economia, especificamente na análise do mercado de trabalho. O Capítulo 1 (com Marco Bonomo e Ricardo Schechtman) explora uma mu dança na regulamentação que melhorou as informações das instituições financeiras sobre tomadores com bom histórico de pagamento de crédito como um experimento natural para investigar o efeito causal da redução das assimetrias informacionais no mercado de crédito. A mudança provocou uma redução no custo do crédito de 33,5 p.p., mas sem efeito no montante de novos empréstimos e no prazo médio contratado. Mostrou-se também que esses resultados foram impulsionados por bancos menores. Os resultados indicam que a assimetria de informação é um importante determinante de juros de empréstimo. O Capítulo 2 analisa se seguro de depósito aumenta a concorrência no setor bancário e se afeta a estabilidade desse setor. O estudo explora a criação de um fundo de seguro de depósitos para cooperativas de crédito no Brasil que afetou apenas parte do sis tema financeiro. Constata-se que depois que as cooperativas de crédito (CU) começaram a oferecer seguro de depósito, os bancos perderam 3% de seus depósitos, e que esse efeito foi mais forte em mercados onde as CU tinham anteriormente uma participação de mercado maior, indicando que o seguro de depósito pode afetar a concorrência no setor bancário. Observa-se também que o aumento da concorrência não afetou a estabilidade do setor ao estimular os bancos a assumirem mais riscos. Esses resultados mostram que o seguro de depósito pode ser importante para melhorar o ambiente competitivo para instituições financeiras menores. Por fim, o capítulo 3 mostra que o uso de dados bancários das informações de processamento de folhas de pagamento permite a mensuração do emprego em tempo hábil, e tem potencial para melhorar a compreensão dos movimentos do mercado de trabalho no Brasil durante a pandemia de Covid-19, período em que as séries oficiais sobre emprego sofreram inconsistências metodológicas devido a mudanças no tamanho da amostra, métodos de coleta de dados e representatividade.Tese The effects of age at school entry: from the first grade to the labor market(2021) Oliveira, Alison Pablo deEsta tese apresenta uma análise dos impactos da idade de ingresso no ensino fundamental sobre resultados individuais de curto, médio e longo prazo. Com a existência de datas de corte para ingresso no ensino fundamental, crianças nascidas logo após essas datas ingressam na escola um ano após aquelas nascidas logo antes do dia da data de corte. Essas últimas serão as mais novas na sala de aula, enquanto as primeiras serão as mais velhas (excluindo-se os repetentes). Dada essa variação, o Capítulo 1 utiliza regressão descontínua para estimar os efeitos da idade de ingresso sobre os anos completos de estudo, taxa de reprovação, taxa de abando, probabilidade de matrícula no ensino básico e duração do ciclo de vida escolar. Os resultados mostram que os estudantes nascidos imediatamente após as datas de corte, que ingressam no ensino fundamental um ano mais velhos, apresentam menores taxas de reprovação e abandono escolar até o quarto ano após a entrada. No entanto, a partir do 5º ano após o ingresso, os estudantes nascidos logo após o corte passam a abandonar mais a escola e acabam sendo alcançados, em termos de escolaridade média, pelos estudantes nascidos logo antes das datas de corte. O saldo desses efeitos é que os estudantes saem do ensino básico com a mesma escolaridade média, mas aqueles nascidos após a data de corte passam menos tempo na escola. Utilizando dados longitudinais dos indivíduos, o Capítulo 2 investiga se os indivíduos que entram um ano antes na escola apresentam diferenciais salariais positivos no mercado de trabalho formal por serem mais jovens ao saírem do ensino básico. Além disso, testamos os efeitos da entrada antecipada sobre probabilidade de inscrição no Enem, sobre os resultados dos estudantes nas provas do Enem e sobre probabilidade de matrícula em instituições de ensino superior. Os resultados mostram que os estudantes que ingressam antes no ensino básico apresentam um salário médio maior no mercado de trabalho formal, mas não possuem mais experiência na formalidade. Isso indica que eles passam mais tempo no setor informal antes de entrar na formalidade. No entanto, esses estudantes apresentam menores taxas de inscrição no Enem logo após o termino do ensino médio e menores taxas de matrícula no ensino superior (embora essa diferença não seja estatisticamente significativa). Portanto, os resultados mostram que ingressar mais cedo no ensino fundamental é vantajoso para quem não pretende seguir para níveis educacionais mais avançados, mas o resultado é incerto para aqueles que querem cursar ensino superior. Por fim, o Capítulo 3 estimada os efeitos da idade relativa sobre o desempenho dos estudantes no Saeb. Os resultados mostram que os estudantes relativamente mais velhos possuem desempenho significativamente melhor na 4ª série, mas esses efeitos desaparecem na 8ª série.Tese Essays on Decision Theory and Applications(2020) Santos, Ana Carolina Tereza Ramos de Oliveira dosEsta tese é composta por três capítulos. No primeiro capítulo, simulamos uma economia com mercados incompletos, povoada por agentes que vivem infinitamente e sujeita a choques na produtividade total dos fatores (PTF). Os indivíduos enfrentam choques idiossincráticos na produtividade do trabalho e não conhecem a verdadeira distribuicão de probabilidades que descreve a evolução da PTF. Eles são avessos à ambiguidade (incerteza Knightiana) com relação a incerteza agregada e formam crenças a cada período sobre dois modelos possíveis (um otimista e outro pessimista) seguindo três regras diferentes. Sua preferência _e representada por um modelo de ambiguidade suave em que a aversão à ambiguidade absoluta e decrescente na riqueza. Comparando com o modelo que assume expectativas racionais, encontramos que o coeficiente de Gini da riqueza diminui 1 pb para a regra de formação das crençaas que impõe uma correlação positiva entre o nível de ativos individuais e da mais peso ao modelo que superestima as probabilidades de transição para um estado melhor da economia. Quando esta correlação é negativa, o Gini aumenta em 14 pb. As duas especificações geram maior dispersão nas variáveis macroeconômicas agregadas, menor correlação entre consumo e produto, taxa de juros e produto, maior correlação entre salários e produto e maiores taxas de juros. Realizamos uma análise de sensibilidade que confirma a direção das implicações para a distribuição de riqueza. No entanto, os tamanhos são menores. No segundo capítulo, estudamos um grupo de especialistas, por exemplo, cientistas do clima, que devem escolher entre duas políticas f e g. Considere a seguinte regra de decisão. Se todos os especialistas concordarem que a utilidade esperada de f é maior que a utilidade esperada de g, a regra da unanimidade se aplica e f é escolhido. Caso contrário, o princípio da precaucional é implementado e a política que gerar a maior utilidade esperada minima é escolhida. Esta regra de decisão pode levar a inconsistências temporais quando um período intermediário de resolução parcial de incerteza é adicionado. Propomos dois axiomas que ampliam o grupo inicial de especialistas com poder de veto, tornando-o o menor “conjunto retangular" que contém o original. Como resultado, a regra de decisão se torna dinamicamente consistente. Nossa an_alise oferece uma nova interpretação comportamental da retangularidade e uma an_alise prescritiva de como agregar opiniões de modo a evitar arrependimentos. Finalmente, o terceiro capítulo investiga as atualizações dinamicamente consistentes das relações de preferências incompletas na classe de preferências Bewley variacionais (PBV). Mostramos que tais preferências condicionais também são PBV que revelam a mesma classificação sobre as consequências que a relação incondicional e são representadas por um índice de ambiguidade obtido através da atualização Bayesiana total do índice de ambiguidade ex ante. Além disso, estudamos relações de escolha forçada ex post, que capturam escolhas que devem ser tomadas por um tomador de decisão depois de aprender algum evento relevante. Formalmente, são ordens fracas, contínuas e monótonas. Mostramos que qualquer relação de escolha forçada ex post que preserve a atitude frente à ambiguidade de uma determinada PBV ex ante é representada pelo funcional variacional com a mesma classficação sobre as consequências e o índice de ambiguidade da atualização consistente dinamicamente correspondente. Assim, nosso resultado pode ser visto como uma nova fundamentação para a atualização Bayesiana total para a classe de preferências variacionais.