Mestrado Profissional em Economia
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Dissertação Competição e decisão de entrada: Cooperativas de Crédito vesus Bancos Públicos e Privados(2018) Persike, Marisa PetryO objetivo central deste trabalho é identificar como a entrada de cooperativas de crédito é afetada pelos bancos públicos ou privados através do tamanho mínimo de mercado para comportar essas estruturas de crédito, utilizando o modelo de proposto por Coelho, Mello e Resende (2013). Para isso verificamos diferentes cenário de quantidades de bancos, sendo que todos possuem ao menos uma cooperativa de crédito operando, para verificar o comportamento de cada agente. Utilizamos dados de 2015 / 2016 disponibilizados pelo Banco Central do país e pelo IBGE, sendo o tamanho de mercado a renda total da população adulta. Verificou-se que o duopólio de cooperativa de crédito necessita de um tamanho de mercado 249% maior do que o monopólio para mercados com apenas esse setor operando, enquanto duopólios de cooperativas com bancos públicos ou privados não precisam de um incremento tão substancial, sendo de 15% e 21% respectivamente. Esse resultado indica complementariedade entre os segmentos bancários, contrariando a posição de concorrência esperada. Estendemos o estudo isolando o efeito por região do Brasil, quando constatamos que a região Sul é aquela que precisa de menor mercado para operar.Dissertação Presença, entrada e competição de bancos estrangeiros em mercados locais(2018) Helmeister Junior, Mario SergioEste trabalho estuda a decisão de entrada e presença de bancos estrangeiros em mercados locais, e como é a conduta competitiva entre esses bancos e os bancos nacionais, seguindo o modelo proposto por Bresnahan e Reiss (1991), e adaptado para o mercado bancário por Mello, Coelho e Rezende (2013). A partir da premissa de que um banco estrangeiro decide entrar em um mercado, e permanecer neste, se o lucro for maior ou igual a zero, encontramos evidências empíricas de que o PIB atua como tamanho de mercado, e este tem impacto representativo para a possibilidade de lucratividade dos bancos, sendo que quanto maior for o tamanho do mercado, maior o lucro, e assim maior a presença de bancos estrangeiros. A concorrência de outros bancos estrangeiros no mercado impacta negativamente a lucratividade, de forma que existe um tamanho de mercado mínimo para que um número de bancos possa atuar lucrativamente. Também foram encontradas evidências empíricas de que bancos nacionais não atuam como concorrentes diretos dos bancos estrangeiros e impactam de forma mínima na possibilidade de lucratividade delesDissertação Underpricing in corporate bonds: empirical evidence from Brazil(2019) Arnone, Felipe FernandesO presente trabalho estuda a presença de underpricing em títulos corporativos no Brasil, bem como os diferentes fatores que o impactam. Este efeito pode ser definido como a diferença entre o preço público inicial do ativo oferecido e o seu preço no primeiro dia de negociação. Com base em análises feitas com mais de 800 emissões de dívida corporativa, encontramos, utilizando regressão linear, evidências de que o underpricing está presente no mercado brasileiro. É possível identificar que os preços dos ativos no secundário apresentam um premium quando comparados ao valor de emissão. Os testes sugerem que durante períodos de estresse econômico o underpricing é intensificado no Brasil; Evidencia-se que a presença de um grande banco como subscritor líder não é relevante para explicar o efeito; Assimetria de informação é um fator proeminente para explicar underpricing; A liquidez tem um impacto no preço, entretanto está relacionada com o tipo de instrumento utilizado ao invés dos montantes emitidos ou negociados.Dissertação Análise da competição do setor bancário nos países da América Latina(2017) Sakamoto, Aurélio YudiNeste trabalho, buscou-se analisar a competição bancária para os países da região da América Latina após a crise de 2008 – mais especificamente no período de 2013 a 2016 – pois regulamentações prudenciais foram adotadas com a finalidade de evitar instabilidade no setor financeiro. Entretanto, as próprias medidas prudenciais implicam o aumento da concentração e a redução competição bancária. Para a estimação do grau de competição, aplicou-se o modelo de Panzar e Rosse (1987). Esse arcabouço é amplamente utilizado em diversos estudos sobre competição bancária, porém poucos com foco na América Latina no período póscrise de 2008. Ademais, foram analisados alguns fatores determinantes de competição, tais como restrição de atividade, restrição de participação estrangeira, o indicador de requerimento de capital e o indicador de participação do governo. Essas informações foram relacionadas com os resultados obtidos dos modelos de Panzar e Rosse (1987) como meio de relacionar com a competição de mercado. Como resultado, para os países analisados, a estrutura de competição predominante na América Latina é tanto a de monopólio e quanto a de competição monopolística. Além disso, a restrição de atividade apresentou relação negativa no aumento da competição bancária em termos de restrição de oferta de ativos, bem como o indicador de requerimento de capital, ao passo que tanto a participação estrangeira quanto o indicador de participação do governo não têm relação com o grau de competição.Dissertação Mercado secundário de debêntures brasileiro: uma análise dos determinantes que afetam o preço de negociação(2018) Campos, Breno Canella DiasDesde 2010, as firmas brasileiras intensificaram a emissão de debêntures como uma fonte de financiamento que antes era concentrada em bancos comerciais. Entretanto, a taxa de juros compactuada na emissão primária aparentemente está mais alta quando comparado à taxa praticada na primeira negociação do mercado secundário. O fenômeno possui como principal determinante na literatura a assimetria de informação entre firmas e investidores. Através de uma metodologia que compara a variação do preço da primeira negociação no mercado secundário com o preço da emissão atualizado pelo acréscimo da taxa de juros do papel, este trabalho investiga fatores que afetam esse delta preço no mercado de debêntures do Brasil no período entre 2010 e 2018. Os resultados identificaram alguns determinantes para este fenômeno ligados ao tipo da emissão (CVM400 ou CVM476), à maturidade da dívida, ao prêmio de risco de crédito do país e ao coordenador líder da emissão.