Mestrado Profissional em Economia

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    Dissertação
    Respostas às alterações de precificação no mercado de financiamento de veículos para pessoa física
    (2011) Silva, Daniel Baptistella Monteiro Da
    A determinação eficaz da precificação pode alavancar a rentabilidade da firma. Ferramentas como inteligência competitiva e modelos de reação podem auxiliar na busca da maximização dos lucros. O objetivo deste trabalho é identificar como as empresas do mercado de financiamento de veículos para pessoa física competem por preço e suas respostas às alterações de preço das demais firmas do setor. O estudo propõe uma segmentação do mercado de acordo com posicionamento das firmas que nele competem, modelando respostas às alterações de preço de cada nicho de mercado. Observa-se que as três maiores empresas do mercado possuem poder de influência na taxa de juros, que será praticada no período seguinte, e seus movimentos (isto é, suas variações de preço) são replicados em todos os nichos do mercado de financiamento.
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    Dissertação
    Competição no setor de telecomunicações móveis: estimação da demanda com o modelo AIDS
    (2014) Ferreira, Evandro Marchetto
    O setor de telecomunicações móveis no Brasil apresenta um cenário de intensa competição, sendo disputado por ao menos quatro grandes operadoras com participação de mercado acima de 18% em novembro de 2013, além de possuir o sexto menor índice HHI (Herfindahl-Hirschman Index) no mundo, com 25,4% (dados SindiTelebrasil). As operadoras se dividem na liderança de mercado em diferentes praças e por diversos motivos, desde fatores históricos por serem incumbentes em determinada região, passando por distintas opções de adoção de tecnologias no desenvolvimento das primeiras redes locais, práticas mais agressivas de captação de clientes e foco em qualidade de atendimento. Neste trabalho, estudamos as interações entre os preços praticados pelas operadoras para o segmento Pré Pago no estado de São Paulo e suas relações com a participação de cada empresa no montante gasto neste segmento dentro do mercado (budget share), utilizando-se como modelo de estimação de demanda o AIDS (Almost Ideal Demand System), desenvolvido por Deaton e Muellbauer (1980b).