Mestrado Profissional em Economia

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    Dissertação
    Qualidade do capital humano e diferenças na renda agregada: decomposição do produto per capita para os estados brasileiros.
    (2016) Santos, Guilherme Ribeiro Dos
    Realizamos uma decomposição das diferenças de produto per capita entre os Estados brasileiros, tendo como objetivo investigar em que medida o capital humano é capaz de explicar as diferenças de produto per capita entre estes. Para isto, construímos uma medida de capital humano baseada nos anos de estudos médios e também no nível de proficiência em exames do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) correspondente a forca de trabalho cada estado obtendo-se assim uma medida de capital humano ajustada por qualidade. Encontramos que até 26,1% das diferenças de produto per capita entre os estados podem ser explicadas por diferenças de capital humano. Concluímos também que até 22,8% das diferenças de produto per capita entre os estados podem ser explicadas pelas variações nos anos de estudo da força de trabalho. Por fim, nosso estudo também mostrou que as variações na proficiência nos exames de escolaridade são responsáveis por 3,3% das diferenças de produto per capita.
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    Dissertação
    Análise do Custo/Benefício no Programa Pronatec do Governo Federal
    (2015) Casson, Raphael Junqueira
    A avaliação de políticas públicas é uma área que vem crescendo ano após ano e busca aumentar a eficiência do setor público ao priorizar projetos com maiores retornos à sociedade. Os gastos em educação, que representam uma das prioridades do governo, são compostos por diversos programas, os quais também deveriam passar por este escrutínio. Um destes programas, o Pronatec – que subsidia, fomenta e oferece bolsas de estudo para o curso profissionalizante, foi analisado em termos de custo/benefício neste trabalho. Para esta análise, foi estimado o impacto do curso técnico na renda do trabalhador comparando um grupo de tratamento com um grupo de controle homogêneo, além da estimação de dados sobre evasão, duração de curso e características do público-alvo. Para compor os grupos de controle e tratamento, utilizamos o método de pareamento por escore de propensão (propensity score matching), e os resultados avaliados com o método de diferenças em diferenças. O impacto do curso técnico na renda foi comparado com os custos, ambos a valor presente, com os ajustes de evasão e duração dos cursos. Os resultados mostram que há um impacto positivo na renda do indivíduo que cursaram programas de educação profissional e que para o benefício compensar o custo, é preciso que este efeito dure um período razoavelmente curto, cerca de 13 meses.
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    Dissertação
    Alocação ótima de recursos entre ensinos fundamental, médio e superior no Brasil
    (2008) Veloni, Renato Preyer
    A dissertação desenvolve, por meio de técnicas econométricas, um modelo para investigar a alocação de recursos entre os diferentes níveis de ensino e seus efeitos sobre o crescimento futuro dos estados brasileiros, levando em conta seus diferentes níveis de desenvolvimento tecnológico. Para isso, é utilizada uma amostra com dados em painel contendo informações dos estados brasileiros ao longo dos anos. Os resultados dos estudos anteriores a este são discutidos, bem como suas metodologias e problemas econométricos, onde se pretende explicar porque alguns deles não obtêm êxito ao relacionar educação e crescimento econômico. O resultado do modelo estimado aqui confirma a hipótese de que o investimento em educação superior é substancialmente mais efetivo em acelerar o crescimento de estados próximos à fronteira tecnológica, sendo possível concluir também que, em geral, os estados brasileiros menos desenvolvidos tecnologicamente deveriam alocar maior volume de seus recursos no ensino fundamental e médio.
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    Dissertação
    Avaliação de impacto dos programas educacionais do Governo Federal no desempenho dos alunos
    (2008) Ribas, Heloisa Pozzi Lutti
    Diversas avaliações internacionais mostram que os alunos brasileiros têm desempenho médio muito inferior a maioria dos países. O Ministério da Educação (MEC) tem feito extensos esforços para melhorar a qualidade da educação do país, porém ainda há muito a ser feito para melhorar o nível de aprendizado dos alunos. Este estudo tem o intuito de avaliar os impactos destes esforços no desempenho no teste de proficiência de matemática dos alunos da 4ª série de 1844 escolas públicas federais, estaduais e municipais do Brasil, feito pelo SAEB em 2003.
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    Dissertação
    O impacto da qualidade educacional sobre o crescimento econômico dos estados brasileiros
    (2012) Bianchini, Marcelo Glina Levi
    O objetivo dessa dissertação é estimar o impacto da qualidade educacional sobre o crescimento econômico dos estados brasileiros. Foi utilizado um conjunto de dados com asnotas de Leitura e Matemática do SAEB, o PIB e indicadores socioeconômicos dos estados.De acordo com os resultados, observa-se que há impacto positivo da qualidade educacional da 4ª e 8ª série sobre o crescimento econômico dos estados brasileiros.
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    Dissertação
    Analbetismo funcional no Brasil: um estudo em pseudo-painel
    (2014) Pietro, Tassyo Clemente De
    Este estudo utiliza dados do INAF Brasil (Indice de Alfabetismo Funcional) de 2001 a 2011 para examinar o impacto da educação e da renda sobre o nível de alfabetismo funcional dos indivíduos, através de um modelo em pseudo-painel. Os resultados revelamque o nível educacional da mãe tem impacto significativo na determinação do grau de alfabetismo funcional, porém seu efeito é reduzido ao incluirmos a escolaridade do prório entrevistado no modelo. Essa informação se mostra esssencial, contribuindo de forma considerável para a explicação da variabilidade dos scores de alfabetismofuncional do INAp. O estudo ainda conclui que a influência da educação dos paissobre o alfabetismo é indireta, uma vez que ela se dá pela escolaridade atingida pelo indivíduo.