Mestrado Profissional em Economia

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    Dissertação
    Respostas às alterações de precificação no mercado de financiamento de veículos para pessoa física
    (2011) Silva, Daniel Baptistella Monteiro Da
    A determinação eficaz da precificação pode alavancar a rentabilidade da firma. Ferramentas como inteligência competitiva e modelos de reação podem auxiliar na busca da maximização dos lucros. O objetivo deste trabalho é identificar como as empresas do mercado de financiamento de veículos para pessoa física competem por preço e suas respostas às alterações de preço das demais firmas do setor. O estudo propõe uma segmentação do mercado de acordo com posicionamento das firmas que nele competem, modelando respostas às alterações de preço de cada nicho de mercado. Observa-se que as três maiores empresas do mercado possuem poder de influência na taxa de juros, que será praticada no período seguinte, e seus movimentos (isto é, suas variações de preço) são replicados em todos os nichos do mercado de financiamento.
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    Dissertação
    Competição no setor de telecomunicações móveis: estimação da demanda com o modelo AIDS
    (2014) Ferreira, Evandro Marchetto
    O setor de telecomunicações móveis no Brasil apresenta um cenário de intensa competição, sendo disputado por ao menos quatro grandes operadoras com participação de mercado acima de 18% em novembro de 2013, além de possuir o sexto menor índice HHI (Herfindahl-Hirschman Index) no mundo, com 25,4% (dados SindiTelebrasil). As operadoras se dividem na liderança de mercado em diferentes praças e por diversos motivos, desde fatores históricos por serem incumbentes em determinada região, passando por distintas opções de adoção de tecnologias no desenvolvimento das primeiras redes locais, práticas mais agressivas de captação de clientes e foco em qualidade de atendimento. Neste trabalho, estudamos as interações entre os preços praticados pelas operadoras para o segmento Pré Pago no estado de São Paulo e suas relações com a participação de cada empresa no montante gasto neste segmento dentro do mercado (budget share), utilizando-se como modelo de estimação de demanda o AIDS (Almost Ideal Demand System), desenvolvido por Deaton e Muellbauer (1980b).
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    Dissertação
    Competição no setor bancário brasileiro: uma análise das estratégias adotadas pelos principais bancos privados entre 2012 e 2014
    (2016) Magalhães, Ana Laura Dornellas Pio
    Incentivados pelo governo federal, os dois principais bancos públicos brasileiros, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, aumentaram fortemente a concessão de crédito entre 2008 e 2015. A partir de 2012, tais bancos passaram também a diminuir, com maior intensidade, os spreads cobrados pela concessão de crédito. Os bancos privados, por sua vez, tiveram que decidir se iriam competir diretamente com os bancos públicos, diminuindo seus spreads cobrados, ou buscariam alternativas, como rentabilizar outras áreas de negócio, mudar a composição de sua carteira de crédito, entre outros. Através da métrica de RAROC (Risk Adjusted Return on Capital), a qual é amplamente utilizada pelos bancos no Mundo para medir risco e retorno de suas operações, esse trabalho tem o objetivo de avaliar quais foram as estratégias adotadas pelos três principais bancos privados no Brasil: Itaú-Unibanco, Bradesco e Santander entre 2012 e 2014.
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    Dissertação
    O impacto da clandestinidade na competição de revendas GLP doméstico no mercado brasileira
    (2008) Nashiro, Arnaldo
    O presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto da clandestinidade1 no ambiente competitivo do setor de revendas de GLP doméstico2. Revendas clandestinas podem ter um impacto diferente na competição, tanto por terem custos distintos (Ex: sonegação fiscal e não cumprimento das normas de segurança adequadas à comercialização deste produto) quanto por diferenças em termos de poder de mercado. Estimamos um modelo de entrada inspirado na publicação de Bresnahan & Reiss (1991) para mensurar o impacto que a entrada de novas firmas tem no poder de mercado das firmas existentes e quais são as diferenças observadas entre revendas clandestinas e regulares. A base de dados foi elaborada pelo autor usando uma “cross section” do número de revendas regulares e clandestinas para uma amostra de 469 municípios brasileiros. Os resultados mostram que as firmas clandestinas aumentam a competição quando entram nos mercados, uma vez que o tamanho de mercado para a entrada de uma clandestina é superior ao tamanho de mercado necessário para a entrada de uma firma regular, em um primeiro momento. Os efeitos competitivos decaem rapidamente tanto com firmas regulares quanto com clandestinas, sendo que, com aproximadamente 4 firmas, o grau de poder de mercado é mínimo.