Mestrado Profissional em Economia

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    Misvalutation e economia comportamental: empresas brasileiras pré e pós pandemia Covid - 19
    (2023) Giovanelli, Leonardo Gandur
    Este estudo tem como principal objetivo avaliar como a pandemia gerada pelo Covid 19 afetou a precificação de ativos brasileiros. Para isto são utilizados conceitos da economia clássica e da economia comportamental. A economia clássica considera que os preços dos ativos refletem toda informação pública e privada disponível. Além desta premissa, também considera que os agentes econômicos possuem tempo e recursos de forma que isto não seja um fator limitante na utilização da informação em benefício próprio ou para otimizar a gestão de uma carteira de investimentos. Desta forma anomalias no preço de ativos, como observadas em 2000 com a crise da internet ou em 2008 com a crise do subprime não deveriam ocorrer, pois os ativos estariam bem precificados, todavia, além das crises citadas, outras anomalias também ocorreram. Neste cenário que a economia comportamental passa a ser estudada de forma a complementar modelos tradicionais. A pandemia causada pelo Covid-19 iniciada em 2020 além da crise sanitária, também causou stress financeiro. Tendo o período pré-pandemia representado por 2019 e pós pandemia representado por 2021, este estudo compara a precificação de ações brasileiras dos setores de aviação, financeiro e varejo. A hipótese inicial é que o stress causado pela pandemia geraria pessimismo no mercado financeiro e ações passariam a ser precificadas com tendência de subavaliação. O resultado obtido confirma a hipótese inicial, uma vez que ações supervalorizadas passaram a ser bem precificadas ou subavaliadas.
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    Futebol como proxy para sentimento: evidência no mercado brasileiro de ações
    (2023) Mendes, Guilherme Mucci
    Este estudo tem por objetivo investigar a hipótese de que os resultados esportivos do Campeonato Brasileiro de futebol afetam o humor dos agentes econômicos e, por consequência, o mercado de ações. É proposta uma expansão do estudo feito por Bankers (2014). Essa relação é investigada utilizando dados diários da BM&F Bovespa, no período de 02 de Janeiro de 2003 até 31 de Março de 2021, e todos os jogos do Campeonato Brasileiro da Série A disputados nesse período. O método utilizado para análise é o de regressão linear múltipla em dois estágios. Usando esses modelos, não foram encontrados retornos anormais estatisticamente significativos no mercado de ações brasileiro após as partidas de futebol. Esses resultados indicam que não podemos descartar a hipótese de que o mercado de ações brasileiro seja, sob esse aspecto, eficiente. As conclusões estão em linha com o encontrado na literatura e vão de encontro com os resultado obtidos por Ashton, Gerrard e Hudson (2003) e Edmans, Garcia e Norli (2007) em trabalhos anteriores relacionados ao assunto.
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    Dissertação
    Impacto de estereótipo de baixa performance de mulheres em ciências exatas na tomada de decisão
    (2016) Piantino, Daniel Crisostomo
    Segundo a literatura de economia de gênero, o estereótipo de baixa performance de mulheres em ciências exatas ajuda a explicar o baixo percentual de mulheres em carreiras relacionadas a engenharia e ciências e vieses em decisões de contratações e promoções para outros campos profissionais aonde habilidades em matemática é considerado uma importante sinalização, tais como no mercado financeiro e corporativo. Para entender melhor esse impacto foi realizado um experimento com estudantes universitários brasileiros que simulava uma contratação no mercado de trabalho. Cada participante escolhia entre um par de candidatos, normalmente um homem e uma mulher, repetidas vezes. Nesses exercícios as decisões de contratações eram tomadas tanto na presença de dois tipos de informação, sendo uma delas auto reportada pelo candidato, como na ausência de qualquer sinalização, apenas com a identificação de cada candidato. Há duas hipóteses testadas nesse experimento. A primeira é que tal estereótipo influencia nessa tomada de decisão. A segunda é que a presença de informações objetivas reduz ou elimina o efeito do estereótipo.