Graduação em Economia
URI permanente para esta coleçãohttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3247
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Trabalho de Conclusão de Curso Melhoras infraestruturais da Br 163 e a expansão da fronteira agrícola: usos produtivos do solo e o desmatamento em direção a floresta Amazônica(2024) Felicio, Arthur BraghettoEste trabalho busca investigar o impacto da pavimentação da rodovia BR 163 na expansão da fronteira agrícola e no desmatamento na Amazônia Legal. A pesquisa busca responder como o recapeamento da BR 163, entre os trechos de Sinop (MT) e Miritituba (PA), influencia a produção agrícola e as taxas de desmatamento. Utilizando os métodos de Diferenças em Diferenças (DiD) e Propensity Score Matching (PSM), o estudo compara municípios adjacentes à rodovia antes e após a intervenção. O principal achado revela um crescimento significativo no desmatamento.Trabalho de Conclusão de Curso Taxa de congestionamento em São Paulo: equalização dos custos entre usuários do transporte público e privado(2024) Gun, DavidO congestionamento é um problema grave nas metrópoles brasileiras, que afeta a qualidade de vida das pessoas que vivem e trabalham nessas cidades, assim como seu ambiente econômico. Neste artigo, estudo o caso de São Paulo, que é a maior e mais congestionada cidade do país, e proponho a taxa de congestionamento como uma mitigação para o problema. A taxa de congestionamento é um valor que os motoristas pagam para usar as vias públicas numa determinada área da metrópole (isto é, o centro expandido da cidade). A taxa funciona como um imposto Pigouviano, fazendo com que os motoristas internalizem as externalidades negativas do trânsito, como a poluição e os acidentes. Ademais, serve como um dissuasor do uso do transporte privado, incentivando o uso de modais alternativos, como o transporte público e bicicleta, ao aumentar o custo de transitar por meio de automóveis. O artigo apresenta o conceito, estudo das implementações em outras cidades do mundo, fundamentação teórica e estima os efeitos da implementação da Taxa de Congestionamento na cidade de São Paulo, indicando uma redução na probabilidade de escolha de quase 8% do automóvel com a política proposta.