Graduação em Economia

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Resultados da Pesquisa

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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Combustíveis Flex: As preferências do consumidor
    (2021) João Pedro Righi Queiroz Chacon de Souza
    Este trabalho analisou o mercado de combustíveis brasileiro, por meio de uma análise das preferências do consumidor paulista e buscou entender como este opta por abastecer seu veículo com gasolina ou etanol. O estudo busca capturar as crenças internas (como as crenças que um combustível é melhor que outro) dos consumidores e como os fatores externos, como renda impactam a escolha. Para tal, uma pesquisa empírica foi conduzida, onde consumidores avaliam sentenças com base em suas percepções e indicam se concordam ou discordam delas. A pesquisa foi realizada com moradores do interior do estado que possuem um veículo flex. Por fim, obtivemos resultados que demonstram correlação entre a renda do consumidor e suas preferências ao abastecer o seu veículo com etanol. Além disso, os resultados associados a sustentabilidade, correlacionada com a preferência pelo etanol, um fator correlacionado a crenças iniciais e um fator associado conveniência proporcionada pela gasolina.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Feminismo: Do uso ao desuso da pílula anticoncepcional
    (2021) ANA CAROLINA RENAUX LAUTH
    Esse trabalho de conclusão de curso visa entender como a maior representatividade feminina no mundo, principalmente no Brasil, impactou na mudança de percepção da sociedade e a mudança de percepção sobre a importância da pílula anticoncepcional. Tem-se como objetivo secundário entender por meio da literatura como que a visão sobre a pílula foi mudando ao longo do tempo, de 1960 até chegar nos dias atuais – no qual o seu consumo está caindo entre as classes mais altas brasileiras. O consumo da pílula foi altamente incentivado em seu lançamento, com a finalidade de promover o controle de natalidade. Através de reportagens da época, pode-se observar o momento no qual começaram a surgir dúvidas acerca de sua segurança. Também foi realizada uma análise com a World Value Survey para metrificar a diferença da percepção de valores entre a sociedade brasileira de 1996 e 2018, notando diferenças significantes. O estudo também trouxe um survey próprio, na qual foram contempladas opiniões referentes ao uso atual da pílula anticoncepcional – mostrando que ele é o método mais conhecido quanto, ainda, o método mais utilizado. Todavia, é possível perceber uma mudança no pensamento e atitudes da sociedade, no qual está impactando diretamente no consumo da pílula hormonal.