Graduação em Economia
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Resultados da Pesquisa
Trabalho de Conclusão de Curso Efeitos da pandemia na aceleração do uso da internet como meio de compra no mercado de vestuário brasileiro(2022) França, Nícolas GomesAinda que o surgimento da pandemia do COVID-19 tenha afetado a todos de maneira negativa e em diversos aspectos, mostrou-se evidente uma oportunidade única de estudos relativos ao comportamento do consumidor e sua necessidade para melhor efetividade de estratégias de negócios. Baseando-se no artigo de Julia Koch, Britta Frommeyer e Gerhard Schewe (2020), este trabalho visa entender melhor como a pandemia do COVID-19 acelerou o uso de plataformas online para compra de vestuário, assim como a percepção do consumidor frente à oferta de lojas físicas e aumento na frequência de compras. O objetivo deste estudo seria o de comparar a importância de normas subjetivas e motivos utilitários e hedônicos, e suas respectivas relações com o padrão de consumo brasileiro no mercado de vestuário. Os resultados encontrados seriam que determinadas variáveis utilitárias, normas subjetivas internas e externas afetam positivamente a utilização da internet como meio de consumo e a frequência de compra. Em relação à piora na percepção de oferta de lojas físicas, esta seria afetada positivamente por certas normas subjetivas externas e negativamente pela satisfação do cliente com suas compras realizadas ao longo da pandemia.Trabalho de Conclusão de Curso O modelo de gestão esportiva no brasil e possíveis implicações no esporte universitário(2022) Duarte, Helena Las Casas LaborneO modelo de gestão esportiva no Brasil tem potencial para ampliar seus efeitos e impactos, principalmente, no esporte universitário que, pode representar uma importante fonte de atletas e recursos. No entanto, o seu estudo ainda carece de uma grande discussão embasada em dados e pesquisas. O propósito desse trabalho é, portanto, contribuir para esse tema, discutindo a relação entre o modelo de gestão esportiva e o esporte universitário, a partir do estudo do esporte tanto como política pública, quanto como negócio passível de investimento privado. O foco, contudo, será no esporte universitário, por ser um dos principais gargalos encontrados no modelo atual, retroalimentando a descontinuidade do sistema a partir dos desafios representados por uma abordagem que parece opor o esporte e a educação.Trabalho de Conclusão de Curso Análise da percepção do consumidor em relação ao patrocínio de marcas em times de futebol: um estudo do recall de marca e atitude em relação à compra(2016) Ejzenmesser, RenatoTrabalho apresentado para conclusão de curso em Ciências Econômicas com o intuito de avaliar o recall de marca e a atitude em relação a compra de produtos dos patrocinadores dos principais clubes de futebol do estado de São Paulo. Nesse estudo, serão apresentados resultados obtidos com as marcas que tiveram sua imagem presente nos uniformes de Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos nos últimos cinco anos. O estudo apresenta análises estatísticas usualmente usadas em projetos de marketing para justificar seus resultados. Sendo que foi feita uma análise descritiva das marcas mais lembradas e as características que levarão aos resultados obtidos. Um modelo logit foi usado para explicar os fatores que levam uma marca a ser lembrada (ou não) pelos torcedores. O objetivo é fornecer um panorama geral da atividade no mercado paulista e a reação dos torcedores aos patrocinadores. Isso se faz necessário uma vez que as empresas estão investindo cada vez mais verba nessa área e usar mecanismos de mensuração passou a ter maior importância.