Graduação em Economia

URI permanente para esta coleçãohttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3247

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Microcrédito: uma análise comparativa entre gêneros
    (2008) Modes, Maria Guazzelli
    Esse trabalho faz uma análise para verificar se através do microcrédito as mulheres conseguem ter um desenvolvimento econômico maior que os homens. O estudo é realizado utilizando a base de dados do Banco do Povo, um banco de microcrédito do ABC paulista. Foi calculado um modelo de efeitos aleatórios que estima a evolução da capacidade de pagamento daqueles que solicitam crédito. Foi concluído que o desenvolvimento econômico dos indivíduos não depende do gênero dos mesmos. Outro resultado encontrado foi que o microcrédito tem efeitos sobre a evolução e crescimento econômico dos indivíduos.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Microcrédito e Bolsa Família
    (2009) Ceschin, Luca Clovis Ferreira Alves
    Este estudo tem como objetivo estudar a viabilidade da união de programas de microcrédito com o Programa Bolsa Família, como tentativa de erradicação da pobreza no Brasil. Além disso, tentará explicar os fatores que influenciam a escassez de crédito para pequenos empreendedores do setor informal.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Análise do perfil do consumidor de microcrédito em uma instituição financeira privada brasileira em 2012
    (2013) Malerman, Thaís Jarcober
    O objetivo desse trabalho é traçar o perfil do consumidor de microcrédito produtivo orientado no Brasil. A amostra é constituída por 6907 clientes de uma instituição privada brasileira no ano de 2012. Além de uma análise de estudos passados do perfil do tomador, também são levantados aspectos econômicos do microcrédito, como efeitos nas sociedades de uma forma geral, nos tomadores e também especificamente no gênero feminino. Quatro modelos econômicos são estimados – via Mínimos Quadrados e Probit - com o objetivo de traçar o perfil do tomador. Os resultados apontam maior relevância para as variáveis que representam formalidade do empreendimento, tempo de experiência no ramo, escolaridade e gênero.