Graduação em Economia

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    Trabalho de Conclusão de Curso
    A relação entre a educação e a desigualdade dos países
    (2008) Camargo, Pedro Cavalcanti de
    Esta monografia procura analisar o impacto da educação sobre a desigualdade de renda de diversos países. Utilizando os dados obtidos relativos à educação e a desigualdade de 39 países nos anos de 1970, 1980, 1990 e 2000, utilizou-se modelos econométricos de painel para observar o impacto da educação sobre o índice Gini. Os resultados alcançados sugerem que melhorias educacionais tendem a reduzir a concentração de renda.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Avaliação das escolas militares no Brasil
    (2017) Santoro, Guilherme
    Ao decorrer desse estudo, foi feito uma avaliação das escolas militares no Brasil, com o intuito de entender qual o diferencial dessas escolas para alcançarem resultados mais expressivos comparadas as outras escolas públicas estaduais. Para essa avaliação procurou-se separar o impacto das diferenças sociais entre as escolas, utilizando as informações de Prova Brasil do 9º ano, do Instituo Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/ME), e o modelo estatístico Propensity Score Matching
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Aumentos no aprendizado no ensino fundamental afetam o aprendizado no ensino médio?
    (2017) Bader, Stephanie
    A educação é um relevante fator de mobilidade social e desempenha também um importante papel no entendimento da diferença de evoluções econômicas dos países, conforme comprovado em vários estudos. No Brasil, a partir de avaliações periódicas constatou-se que, apesar de ter havido um aumento de proficiência no 5º ano do ensino fundamental, não houve continuidade no 9º ano e nem no 3º ano do ensino médio. O presente trabalho tem por objetivo investigar por que isso ocorreu, a partir de dados obtidos no SAEB. Os resultados apresentados permitem concluir, no entanto, que a média de proficiência no 9º ano aumenta a média no 3º ano do ensino médio, quatro anos depois, tomando-se como base uma investigação mais detalhada que contempla variáveis de controle (nível de escolaridade da mãe, compatibilidade da idade do aluno com a série escolar cursada e Unidade da Federação). Assim, esse aumento da média do 5º ano do ensino fundamental deve atingir o 9º ano e o 3º ano do ensino médio em breve.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    A prática do esporte possui impacto no rendimento escolar?
    (2017) Amoroso Neto, Victorio
    Em momentos de retração econômica e dificuldades orçamentárias na conjuntura da sociedade brasileira, a preocupação com a eficiência e eficácia dos programas de governo torna-se relevante para uma análise concisa de seus impactos para a sociedade. O objeto de questão do presente estudo é analisar qual o impacto que a atividade esportiva possui sobre o rendimento escolar dos alunos participantes da Prova Brasil 2011 realizada pelo Instituo Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep/ME). Assim, o trabalho mostra uma possível relação positiva entre praticar esportes e rendimento educacional, o que contribui para focar programas educacionais perante a conjuntura econômica em que o país se encontra, refletindo eficiência e eficácia das tomadas de decisões governamentais.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Pré-escola e background familiar, complementos ou substitutos?
    (2009) Friese, Nina
    Este estudo tem como objetivo analisar o sistema educacional brasileiro com foco nos diferentes impactos que a freqüência dos alunos à pré-escola tem sobre a proficiência das crianças, quando esses alunos são separados de acordo com a escolaridade das mães e o tipo de escola que freqüentaram (pública ou privada). Para tal, são utilizados dados do SAEB de 2003 e da PPV de 1997. Depois de análise descritiva dos dados, mostra-se que existem profundas diferenças regionais no sistema educacional no Brasil e percebe-se relação positiva entre o aumento da escolaridade da mãe e a freqüência de crianças nos primeiros estágios de educação (pré-escola e maternal). Após o estudo econométrico, destaca-se que a freqüência à pré-escola é uma variável que vai perdendo impacto positivo sobre a proficiência à medida que o aluno evolui nos ciclos escolares. Além disto, o impacto da pré-escola sobre a proficiência é maior para alunos que são filhos de mães mais educadas. Por fim, o impacto tende a ser maior para os alunos que estudam em escolas privadas.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    A comunidade e o desempenho escolar na cidade de São Paulo
    (2009) Tartuci, Marisa Saito
    Esse trabalho tem como objetivo analisar o papel da comunidade na qualidade do ensino das escolas municipais de São Paulo no ano de 2007 e verificar em que medida fatores externos à escola afetam o aprendizado dos alunos. O trabalho levará em conta os resultados obtidos na literatura sobre as variáveis pessoais relevantes para a qualidade do ensino das escolas e adicionará duas novas variáveis ao modelo (escolaridade média do chefe de família e renda média do chefe de família) para captar o efeito da segregação dos alunos no desempenho escolar.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Avaliação de impacto do uso de computadores na sala de aula das escolas públicas de São Paulo
    (2014) Basso, Gabriela de Melo
    Esse estudo tem por objetivo analisar o impacto do uso de computadores nas salas de aula das escolas públicas do estado de São Paulo. O enfoque será em alunos do 90 ano do Ensino Fundamental, mais especificamente na disciplina de matemática. Para analisar a qualidade de educação, serão utilizados os dados do SARESP (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), que incluem questionário socioeconômico e resultados do teste de proficiência, um dos fatores determinantes para o crescimento econômico, como apontam alguns estudos. Os resultados mostram que o uso de computador em sala de aula não afeta o desempenho do aluno.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Salário mínimo ou educação: qual o principal determinante da queda da desigualdade de renda no Brasil entre 2002 e 2013?
    (2015) Matavelli, Ieda Rodrigues
    O Brasil figura entre as maiores economias do mundo, apesar de possuir uma alarmante desigualdade de renda. Porém, nos últimos anos, verificou-se um declínio considerável nessa desigualdade. Com a estabilização econômica alcançada após o plano real, o mercado de trabalho brasileiro passou por uma série de reajustes, destacando-se o acelerado avanço real do salário mínimo. Além disso, observou-se um aumento da escolaridade média do brasileiro, que passou de 6,3 anos de estudo em 2002 para 7,8 anos em 2012. Com base nisso, este estudo visa avaliar, por meio de uma análise contrafactual simples, qual foi o principal determinante da queda da desigualdade salarial no período entre 2002 e 2013: o aumento do salário mínimo ou da escolaridade. Este trabalho conclui que o avanço da educação foi o principal responsável pela redução da desigualdade no período, mas que o aumento do salário mínimo também contribuiu para essa queda.