Graduação em Economia

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Resultados da Pesquisa

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    Trabalho de Conclusão de Curso
    O impacto de novos entrantes sobre o desempenho da GOPRO INC.
    (2017) Pinto, André Augusto Cubas
    O estudo objetivou avaliar o efeito da entrada de novos concorrentes sobre os negócios da empresa GoPro e como esses efeitos podem variar de acordo com as características dos principais entrantes e possíveis concorrentes. Para tanto, foi utilizada a metodologia de Estudo de Evento: Retorno Anormal (AR) e Retorno Anormal Acumulado (CAR). O resultado encontrado corroborou a existente do diferencial de impacto entre novos entrantes no desempenho da empresa. Assim, tornou-se relevante levantar a hipótese quanto à causalidade por trás da diferença de magnitude dos efeitos dos novos entrantes, devido à proximidade de espaço de produto entre as empresas entrantes e a incumbente; e a capacidade dos novos concorrentes em gerar externalidades de rede - que em um primeiro momento pertençam a um caso específico, mas que poderão ser extrapolados a diferentes setores da economia. A presente pesquisa pretende servir de literatura base para futuros trabalhos.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    A criação de valor ao acionista através de fusões e aquisições: uma análise do caso Gol e Varig
    (2017) Perez, Rodrigo da Silva
    Esta dissertação objetiva mensurar a criação ou destruição de valor para os acionistas de uma companhia logo após o anuncio de um processo de fusão e aquisição. Para tanto, foi selecionado o caso ocorrido em 2007 onde a GOL, companhia aérea de baixo custo que ingressou no setor de aviação civil brasileiro em 2001, adquiriu a VARIG, a companhia aérea mais antiga do setor, uma vez que ambas as companhias tinham o capital aberto e devido as proporções da transação existe um vasto material disponível para estudo. A metodologia utilizada é pautada no Estudo de Evento, mensurando os retornos normais e anormais das ações da GOL antes e depois do anuncio da transação, além de momentos chave pós anuncio e aplicação de um método estatístico para validar os resultados obtidos. A motivação para tal estudo é compreender se neste caso especifico, a aquisição de determinados ativos de uma companhia aumentou de fato o valor da companhia adquirente ou atrapalhou o crescimento da mesma, uma vez que a GOL apresentava um ótimo desempenho até então. Vale destacar que para a avaliação foram utilizados dados até a data de anuncio da transação, 28 de março de 2007.