Graduação em Economia
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Trabalho de Conclusão de Curso Um estudo empírico sobre os efeitos de longo prazo do programa bolsa família na educação(2015) Ortiz, Sidney SapiraO governo do ex-presidente Luiz Inácio “Lula” da Silva foi marcado pelas medidas de forte cunho social. Dentre elas temos a reformulação e criação de programas sociais focados na transferência de renda, buscando diminuir a desigualdade social. O Bolsa Família, carro chefe desses programas sociais, criado já em seu primeiro ano de mandato a partir de programas sociais implementados anteriormente, é notório por gerar diversas controvérsias entre pesquisadores e leigos. Por um lado há a promessa de que as famílias beneficiadas serão, com o passar do tempo, capazes de melhorar sua condição de vida e adquirir autonomia financeira. Por outro, há a ideia de que, ao receber o benefício da renda mínima do governo, o indivíduo poderá se acomodar, deixando de buscar outras formas de sustento, tornando-se dependente do programa. Diante desse cenário, pesquisas recentes apontam para uma diminuição da desigualdade de renda, unida a um aumento no nível médio de escolaridade da população. O objetivo do presente trabalho é, portanto, analisar se de fato houve tal melhora no nível de escolaridade da população, focando nos indivíduos entre 15 e 18 anos. Para tanto, será utilizado o método de diferenças em diferenças, muito utilizado na verificação da eficácia da introdução de medidas governamentais através da realização de um experimento natural. Os dados utilizados na elaboração do estudo estão contidos no Censo Demográfico dos anos 2000 e 2010. Ao final, chegou-se a conclusão de que de fato houve uma melhora no nível educacional, ajudada pelo programa.Trabalho de Conclusão de Curso O impacto do rodízio sobre a compra de automóveis em São Paulo(2012) Chen, George Tan SanÉ evidente que o trânsito está, cada vez mais, representando um problema sério do mundo moderno. Tanto a perda de tempo em congestionamento, quanto os impactos negativos à saúde da população exercem implicações relevantes no âmbito econômico. Este estudo se propõe a revisar algumas das principais políticas de restrições veiculares pelo mundo todo e averiguar um aspecto importante a respeito do sistema adotado em São Paulo: o seu impacto sobre a compra de automóveis em São Paulo. Em um primeiro momento, analisa-se o comportamento das aquisições e despesas com aquisições de automóveis dentro das regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, entre os anos 1995-1996, 2002- 2003 e 2008-2009 (complementarmente). Por fim, através da metodologia Diferenças em Diferenças pretende-se verificar o impacto do rodízio, implantado em 1997, sobre a compra de automóveis na região metropolitana de São Paulo. Tanto os resultados para automóveis, quanto os para motocicletas – também estudada como análise complementar – demonstram que o rodízio exerceu um impacto positivo de 3,6% sobre a compra de automóveis e 1,5% sobre a compra de motocicletas, dentro da região metropolitana de São Paulo.