Graduação em Economia
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Trabalho de Conclusão de Curso Efetividade de um curso de educação financeira para mulheres de baixa renda(2022) Greco, Giovana MadazioEste estudo buscou avaliar a efetividade de cursos de educação financeira que visam o empoderamento feminino. Para tanto, foram selecionadas cinco alunas de baixa renda participantes do curso de educação financeira da Barkus em parceria com o Instituto Profissionalizante Mangueira. Foram feitas entrevistas com estas mulheres contemplando aspectos como planejamento e controle financeiro, endividamento, motivação e aprendizados com o curso e, por fim, independência financeira e empoderamento feminino. Verificou-se que os principais aprendizados das alunas foram a construção e importância da reserva de emergência, o controle de gastos e o planejamento de futuro. Contudo, também pôde-se observar que um plano para aposentadoria dos responsáveis financeiros e a prática de investimentos ainda não foram bem digeridos pelas alunas, sendo pontos a serem melhor explorados para adequação de futuros cursos. Após a realização de uma análise qualitativa, concluiu-se que a alfabetização financeira de mulheres de baixa renda é imprescindível, sendo os cursos medidas efetivas no empoderamento feminino.Trabalho de Conclusão de Curso Os determinantes do desempenho escolar no Paraná.(2021) Móres, ViniciusEsse trabalho é a primeira parte de um estudo que visa, a partir da realização de exercícios econométricos, analisar o desempenho dos alunos do Paraná na prova de matemática do SAEB 2015, a partir de um conjunto de características dos alunos, diretores, professores e escolas. O desenvolvimento desse trabalho consiste na contextualização do tema, discussão de literatura, estatísticas descritivas, metodologia e resultados econométricos.Trabalho de Conclusão de Curso Efeitos da pandemia nas atividades escolares: um estudo com a PNAD Covid(2021) Santos, Gabriel Paulino dosO artigo a seguir busca encontrar as consequências da pandemia para a educação no Brasil. Para tal, são feitas análises nos níveis de indivíduos e de cidades. As variáveis que serão analisadas em ambas as categorizações são realização de atividades escolares e evasão escolar. Do ponto de vista dos indivíduos, tal análise permite entender quais fatores mais afetam o desempenho escolar e a probabilidade de abandonarem os estudos. Do ponto de vista dos municípios, é possível entender como essas variáveis se comportam em um nível aglomerado. Assim, é possível entender quais tipos de políticas públicas seriam mais efetivas em períodos como esse.Trabalho de Conclusão de Curso Uma análise do impacto na educação e trabalho infantil após a implementação Da Lei Labour Act (2006) em Bangladesh(2019) Gimenes, Gabriel Lucca SenoniO objetivo deste artigo é analisar, por meio do método do Controle Sintético, o efeito causado na educação das crianças e jovens adolescentes a partir da implementação do Ato de Leis Trabalhistas em 2006 em Bangladesh. Será verificado se as Leis foram de fato efetivas para a diminuição do trabalho e aumento da educação infantil no país, por meio da taxa de matrícula nas escolas. Para isso, será criado um cenário sintético com base em outros países no qual a implementação do Ato de Leis Trabalhistas não teria ocorrido. Para que então seja possível a comparação entre o cenário real e o cenário sintético do efeito dessa intervenção na educação do país em questão. Os resultados obtidos demonstram que políticas como essas surtem efeito positivo na educação do país, aumentando a taxa de matrícula dos jovens nas escolas.Trabalho de Conclusão de Curso Programa Universidade para Todos (Prouni): relação entre desempenho acadêmico, características dos alunos e custo benefício(2020) Galvão, Christopher GomesHistoricamente, o Brasil se mostrou um país com evidente desigualdade de oportunidades, sendo uma de suas consequências o acesso restrito ao ensino superior às classes com maior poder aquisitivo. Nos últimos anos, porém, a população de baixa renda vem presenciando um cenário mais favorável desde a criação do Programa Universidade para Todos (Prouni), através dasisenções fiscais àsinstituições privadas. Este trabalho tem como objetivo entender os fatores que influenciam o desempenho acadêmico dos alunos do Prouni e analisar o custo-benefício do programa, com base na renúncia fiscal do governo, as notas nas provas do Enade e, com o auxílio da literatura, a influência das notas nos exames de proficiência nos salários futuros dos alunos. Os resultados mostram que os alunos do programa têm um melhor desempenho no Enade, o background familiar e o educacional são determinantes para explicar a nota na prova, e que o Prouni tem uma taxa interna de retorno (TIR) de 2,29%.Trabalho de Conclusão de Curso Atraso educacional brasileiro: uma questão histórica ou um problema de gestão(2019) Menezes, Felipe Reis.O objetivo desse trabalho é analisar, através de métodos estatísticos e uma base de dados extensa do PISA (Programe for International Student Assesment) , quais são os principais fatores responsáveis pelo atraso educacional que acontece no Brasil hoje em dia. Verificando o quanto desse atraso é uma consequência do histórico de desigualdade e baixo investimento em educação do país e o quanto esse problema está ligado a uma má gestão de recursos.Trabalho de Conclusão de Curso O Efeito da educação sobre os crimes violentos nos municípios brasileiros(2019) Audi, André BasileNesse trabalho examino a relação entre educação e os crimes violentos. O debate sobre o crime tem girado em torno de soluções pragmáticas para a segurança pública. Quando comparamos a situação criminal do país com o resto do mundo, percebemos que ainda há muito a ser conquistado nessa área, já que o Brasil ainda figura entre os países mais violentos do mundo. Utilizamos uma regressão em painel, com as informações divulgadas no Censo Demográfico do IBGE e estatísticas vitais do DATASUS. Uma análise prévia dos dados aponta para um significativo avanço na abrangência da educação no Brasil. As estimativas mostram que um aumento de 1% no número de graduados do Ensino Médio entre 18 e 22 anos pode gerar uma diminuição no número de óbitos por causas externas em 0,38 por 100 mil habitantes nos municípios brasileiros.Trabalho de Conclusão de Curso A relação entre a educação e a desigualdade dos países(2008) Camargo, Pedro Cavalcanti deEsta monografia procura analisar o impacto da educação sobre a desigualdade de renda de diversos países. Utilizando os dados obtidos relativos à educação e a desigualdade de 39 países nos anos de 1970, 1980, 1990 e 2000, utilizou-se modelos econométricos de painel para observar o impacto da educação sobre o índice Gini. Os resultados alcançados sugerem que melhorias educacionais tendem a reduzir a concentração de renda.Trabalho de Conclusão de Curso Avaliação das escolas militares no Brasil(2017) Santoro, GuilhermeAo decorrer desse estudo, foi feito uma avaliação das escolas militares no Brasil, com o intuito de entender qual o diferencial dessas escolas para alcançarem resultados mais expressivos comparadas as outras escolas públicas estaduais. Para essa avaliação procurou-se separar o impacto das diferenças sociais entre as escolas, utilizando as informações de Prova Brasil do 9º ano, do Instituo Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/ME), e o modelo estatístico Propensity Score MatchingTrabalho de Conclusão de Curso Aumentos no aprendizado no ensino fundamental afetam o aprendizado no ensino médio?(2017) Bader, StephanieA educação é um relevante fator de mobilidade social e desempenha também um importante papel no entendimento da diferença de evoluções econômicas dos países, conforme comprovado em vários estudos. No Brasil, a partir de avaliações periódicas constatou-se que, apesar de ter havido um aumento de proficiência no 5º ano do ensino fundamental, não houve continuidade no 9º ano e nem no 3º ano do ensino médio. O presente trabalho tem por objetivo investigar por que isso ocorreu, a partir de dados obtidos no SAEB. Os resultados apresentados permitem concluir, no entanto, que a média de proficiência no 9º ano aumenta a média no 3º ano do ensino médio, quatro anos depois, tomando-se como base uma investigação mais detalhada que contempla variáveis de controle (nível de escolaridade da mãe, compatibilidade da idade do aluno com a série escolar cursada e Unidade da Federação). Assim, esse aumento da média do 5º ano do ensino fundamental deve atingir o 9º ano e o 3º ano do ensino médio em breve.
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